Imagem: Departamento de Patrimônio Cultural da Baixa Saxônia
A Idade da Pedra foi um período iniciado há cerca de 3 milhões de anos e que durou até aproximadamente 40 mil anos atrás. Foi durante esta época que nossos ancestrais desenvolveram ferramentas a partir de pedras. No entanto, novos estudos indicam que esta também foi uma fase de grande utilização de madeira.
Leia mais
Um recente estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences forneceu o primeiro relatório abrangente sobre os objetos de madeira escavados de 1994 a 2008 em uma mina de carvão a céu aberto perto de Schöningen, no norte da Alemanha.
No local, arqueólogos encontraram duas dúzias de lanças completas ou fragmentadas, além de varas de arremesso de duas pontas, mas nenhum osso de hominídeo. Os objetos datam de aproximadamente 300 mil anos, ou seja, são provenientes da Idade da Pedra. Mas então por que ela não é conhecida como Idade da Madeira?
Provavelmente podemos supor que as ferramentas de madeira existem há tanto tempo quanto as de pedra, ou seja, dois anos e meio ou três milhões de anos. Mas como a madeira se deteriora e raramente sobrevive, o viés de preservação distorce nossa visão da antiguidade.
Thomas Terberger, arqueólogo e chefe de pesquisa do Departamento de Patrimônio Cultural da Baixa Saxônia, na Alemanha
Dos milhares de sítios arqueológicos que podem ser rastreados até a época, a madeira foi recuperada de menos de 10. As informações são do The New York Times.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de maio de 2024 15:51