(Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)
A viagem de Elon Musk à China, há duas semanas, parece ter rendido mais do que imaginávamos inicialmente. Muito além dos elogios ao poderoso mercado chinês de carros elétricos, o bilionário conseguiu se articular nos bastidores para ampliar a presença da Tesla no país que é o principal consumidor de EVs do mundo.
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Lembrando que Musk viajou a convite do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional. Ele se encontrou com importantes líderes, incluindo o primeiro-ministro Li Qiang e Ren Hongbin, diretor do Conselho que o convidou para a visita.
O principal tópico dessa excursão, porém, foi o acordo que a Tesla fechou com a Baidu, uma gigante local, conhecida como o “Google da China”. E as últimas informações da imprensa americana dão conta de que essa aliança pode se tornar ainda maior.
Empresas estrangeiras que vendem veículos inteligentes na China são obrigadas a usar um dos cerca de 20 fornecedores locais que são autorizados a operar sistemas de mapeamento e navegação.
E é aí que entra a Baidu. Como não existe Google na China (o buscador é bloqueado por lá), a empresa domina várias áreas. Sabe o Google Tradutor? Lá é o Baidu Tradutor. Google Notícias? Baidu Notícias. O mesmo vale para o Google Maps.
O Baidu Maps é a porta de entrada do “full self-driving” da Tesla no país. E, além de trabalharem juntos nos mapas de navegação, as duas empresas também estão se aproximando de um acordo sobre direção autônoma – e carros autônomos.
Um relatório do Shanghai Securities News afirma que um executivo da Baidu disse que a empresa pretende usar o próximo Robotaxi da Tesla. Ou seja, mais um ponto para a estratégia de Elon Musk, que já declarou que pretende licenciar seus sistemas para outras fabricantes de carros.
Você pode achar o que quiser do homem (e eu particularmente não gosto muito dele), mas é inegável que o bilionário sabe fazer negócio.
As informações são do Electrek.
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de maio de 2024 12:35