Após quase dois anos, Blue Origin volta a enviar turistas ao espaço

A empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos vai enviar uma tripulação de seis pessoas ao espaço neste domingo (19)
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 17/05/2024 11h55
blue-origin-jeff-bezos-foguete-missao-espacial-1920x1080
Imagem: Blue Origin
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Neste domingo (19), a Blue Origin retomará seu programa de turismo espacial. A empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos vai enviar uma tripulação de seis pessoas ao espaço pela primeira vez em quase dois anos.

Leia mais

Lançamento será transmitido ao vivo pela Blue Origin

  • O foguete New Shepard, da Blue Origin, será lançado do Texas, nos Estados Unidos.
  • A janela de lançamento se abrirá às 10h30 (horário de Brasília).
  • A tripulação será formada de seis civis, incluindo Ed Dwight, escultor de 90 anos que fez história em 1961 ao se tornar o primeiro candidato negro a astronauta nos EUA, mas que nunca foi selecionado para uma missão espacial.
  • Este será o sétimo voo espacial tripulado da Blue Origin e elevará o número total de pessoas que a empresa levou com sucesso ao espaço para 37.
  • A viagem vai além da fronteira internacionalmente reconhecida do espaço, a cerca de 100 km acima da Terra, permitindo que a tripulação flutue em gravidade zero antes de retornar ao planeta.
Lançamento acontece neste domingo (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Operações foram suspensas por quase dois anos

O lançamento marca a retomada do programa de turismo espacial da Blue Origin. Os lançamentos foram interrompidos em agosto de 2022, após um dos foguetes não tripulados da empresa sofrer uma falha em pleno voo.

O problema levou a uma investigação sob supervisão da Administração Federal de Aviação (FAA) e que foi encerrada em setembro do ano passado. A conclusão foi que houve uma “falha estrutural de um bocal de motor causada por temperaturas de operações mais altas do que o esperado”. A empresa foi ordenada a tomar 21 medidas corretivas.

Antes da falha, o foguete havia realizado seis missões bem-sucedidas, transportando mais de 24 passageiros, incluindo Bezos, William Shatner (ator de Star Trek) e Michael Strahan (ex-jogador da NFL e apresentador do Good Morning America). Além, é claro, de Victor Hespanha, que entrou para a história como o segundo brasileiro a viajar para o espaço. 

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.