Após o Reddit anunciar, na quinta-feira (16), um acordo de licenciamento de conteúdo com a OpenAI, as ações da empresa dispararam nesta sexta (17). De acordo com informações da Reuters, a empresa viu um salto de 14%, indo a US$ 64,25 no pré-mercado. 

Acordo OpenAI e Reddit: 

  • O acordo entre as empresas permite que a OpenAI use o conteúdo do Reddit para treinar a IA do ChatGPT; 
  • O contrato também visa atrair mais usuários para a plataforma de mídia social e impulsionar a receita publicitária; 
  • O negócio se assemelha a outro feito pelo Reddit com o Google no início deste ano; 
  • O tipo de parceria ajuda a evitar conflitos judiciais quanto aos direitos autorais de plataformas e jornais, caso que tem se tornado comum no que diz respeito à IA; 
  • Recentemente, a OpenAI também garantiu acordos de licenciamento de conteúdo com a Associated Press, Financial Times e a quarta maior revista em circulação nos EUA. 

Leia mais! 

publicidade

O contrato entre Reddit e OpenAI também “permitirá que o Reddit traga novos recursos alimentados por IA [inteligência artificial] para Redditors e mods” e use grandes modelos de linguagem da OpenAI para construção de aplicativos. Além disso, a rede social poderá aproveitar a IA para engajar seu setor de publicidade. 

O acordo é semelhante a todas as outras parcerias da OpenAI. No caso do grupo Dotdash Meredith, dono de marcas como Better Homes & Gardens, quarta revista de maior circulação nos Estados Unidos, a editora também poderá usar os modelos de IA da startup para impulsionar sua ferramenta interna de segmentação de anúncios. 

publicidade

Cabe destacar que o Reddit gera sua receita principalmente com publicidade, embora esteja buscando diversificar seus fluxos de ganhos. 

As parcerias da OpenAI surgem em meio a um número crescente de ações judiciais contra a empresa alegando uso não autorizado de seu conteúdo para treinar grandes modelos de linguagem. Ela foi recentemente processada pelo The New York Time e Alden Capital Group (dona do The Chicago Tribune e New York Daily News). Entenda aqui