Imagem: metamorworks/Shutterstock
As montadoras que vendem carros conectados estão no radar da Comissão Federal de Comércio (FTC), que alertou em um comunicado para os fabricantes dos veículos que não se deve fazer o uso indevido dos dados das pessoas.
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O aviso da comissão diz que as montadoras “não têm licença gratuita para monetizar as informações das pessoas além dos fins necessários para fornecer o produto ou serviço solicitado. Só porque executivos e investidores desejam fluxos de receitas recorrentes, isso não supera a necessidade de salvaguardas de privacidade significativas”.
Um pesquisador de segurança revelou, que, para um hacker, um número de identificação de veículo era suficiente para acessar serviços remotos de diversas marcas, e pior, tinham APIs facilmente hackeáveis.
Em 2023, um relatório da Mozilla Foundation concluiu que as políticas das diversas montadoras em relação ao uso de dados de carros conectados eram fracas, alegando que “os carros são a pior categoria de produtos que já analisamos em termos de privacidade”.
Outro caso preocupante aconteceu quando proprietários de veículos conectados fabricados pela General Motors foram involuntariamente inscritos no programa Smart Driver da OnStar e os seus dados de condução foram partilhados com a sua companhia de seguros.
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de maio de 2024 19:01