Os carros populares da Hyundai têm conquistado um espaço cada vez maior no mercado brasileiro desde 2009, quando a montadora intensificou seus investimentos em publicidade no país. Desde então, diversos modelos se tornaram verdadeiros ícones na mente dos brasileiros. A montadora abriu sua primeira fábrica no Brasil, no final de 2012, na cidade de Piracicaba (SP). No início, o foco foi a produção do HB20, que é até hoje um dos carros mais populares da Hyundai no país.

Comprometida em investir US$ 1,1 bilhão no Brasil até 2032, a Hyundai planeja alocar a maior parte desses recursos no desenvolvimento de novas tecnologias. O foco especial será na produção do chamado “hidrogênio verde” – um combustível já utilizado em alguns dos seus modelos, tanto de veículos leves quanto de caminhões, em circulação pelo mundo.

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A Hyundai, uma montadora sul-coreana fundada em 1967, destaca-se pelo seu approach inovador e design elegante em seus veículos. Com uma gama diversificada de modelos que combinam eficiência energética com tecnologia de ponta, a Hyundai conquistou uma posição de destaque no mercado automotivo global.

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Sua dedicação à qualidade e à satisfação do cliente a coloca como uma força a ser reconhecida na indústria automotiva, oferecendo uma linha diversificada que atende às necessidades dos consumidores em todo o mundo. Abaixo, confira a lista dos 10 carros da Hyundai selecionados pelo Olhar Digital.

01. Pony (1974)

Imagem: Hyundai/Divulgação

Desde o seu lançamento, em outubro de 1974, no Salão de Turim (Itália), o carro-conceito Hyundai Pony Coupé estabeleceu-se como um marco importante na história automotiva da Coreia do Sul. Sendo o primeiro carro produzido em massa pela Hyundai, o Pony não só simboliza um feito significativo para a indústria automobilística coreana, mas também pavimentou o caminho para o sucesso global da marca.

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Com linhas angulosas e esportivas, o Pony apresentava uma grande área envidraçada e um pequeno motor Mitsubishi de quatro cilindros, 1.2 litros e 82 cv com tração traseira, além de câmbio manual de quatro ou cinco marchas de acordo com a versão. O Pony foi comercializado em vários países e era encontrado nos Estados Unidos, no mercado ianque, por apenas 4.995 dólares para a versão de entrada.

A história do Pony chegou ao fim em janeiro de 1990, após a produção de 363.598 unidades e uma participação recorde em seu país de origem, com média de 43,5% nas vendas. Felizmente, quase 50 anos depois, em maio de 2023, a Hyundai anunciou a reconstrução do carro-conceito. O veículo agora é considerado um clássico retro-futurista que inspirou modelos mais recentes da Hyundai Motor, como o veículo N Vision 74 híbrido-elétrico a hidrogênio e o carro-conceito ’45’ EV, que influenciou diretamente o modelo totalmente elétrico IONIQ 5.

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02. Sonata (1985)

Imagem: Hyundai/Divulgação

Lançado originalmente em novembro de 1985 na Coreia do Sul, o Sonata só desembarcou no Brasil em outubro de 2010 durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Representando a estreia da montadora sul-coreana no mercado brasileiro, o Sonata trouxe consigo a inovadora diretriz de design escultura fluída, uma evolução no estilo dos carros da Hyundai, conquistando admiradores com seu visual marcante.

Sob o capô, o Sonata abriga um motor 2.4 de 4 cilindros, com cabeçote de 16 válvulas, entregando uma potência de 200CV com combustível a gasolina, graças ao sistema de injeção eletrônica MPFI. Equipado com cabeçotes em alumínio e tração dianteira 4×2, o veículo oferece transmissão automática de 6 velocidades proporciona uma condução suave e eficiente. Além disso, o Sonata vem com uma garantia de cinco anos e tem seu preço sugerido pela marca fixado em R$ 92 mil.

Em 2012, o Sonata alcançou um recorde de vendas, com mais de 230 mil unidades emplacadas. Contudo, logo em seguida, as vendas começaram a declinar, especialmente quando o veículo enfrentou a concorrência interna do Azera, que era vendido por preços semelhantes, porém oferecendo dimensões maiores e um motor mais potente. Apesar disso, o Sonata permaneceu disponível no mercado brasileiro até 2013, enquanto continuava a ser comercializado no exterior. Em março de 2024, foram divulgadas imagens da nova atualização do veículo, que deve ser oficializada ainda este ano.

03. Azera (1986)

Imagem: Hyundai/Divugação

Produzido e comercializado pela renomada fabricante sul-coreana Hyundai desde 1986, o Azera fez sua estreia no mercado brasileiro em outubro de 2007, já em sua quarta geração. O veículo conquistou os consumidores brasileiros pela sua elegância no design, conforto excepcional e uma extensa lista de recursos e tecnologias.

Apesar de não ser um dos carros populares da Hyundai, o sedã luxuoso, com seus impressionantes 4.920 metros de comprimento, ganhou destaque entre os entusiastas da marca coreana no Brasil, principalmente devido ao seu atrativo custo-benefício, que girava em torno de R$ 110.000,00.

Ao chegar ao Brasil, o Azera estava disponível em duas versões: o Azera 3.0 e o Azera GLS 3.3, ambos equipados com um poderoso motor V6 de 24 válvulas, capaz de gerar 245 cv de potência e 31 kgfm de torque, além de contar com um câmbio automático de cinco marchas. Em 2011, o modelo chegou a competir pela liderança no segmento de sedãs grandes, alcançando um pico de 8.476 unidades vendidas, ficando apenas 1.110 unidades atrás do Ford Fusion, um dos líderes do segmento na época.

Em 2017, o Azera passou por significativas atualizações, porém, em 2019, devido à baixa demanda e mudanças no mercado automotivo, foi descontinuado no Brasil.

04. Elantra (1990)

Imagem: Hyundai/Divulgação

Lançado na Coreia do Sul em 1990, o Hyundai Elantra emergiu como um ícone impulsionador do crescimento da marca no mercado global. Sua chegada ao Brasil, em agosto de 2011, teve um marco significativo, que ofereceu uma faixa de preço atraente, variando entre R$ 68.700,00 e R$ 81.200,00.

Na sua versão GLS, esse sedã médio a gasolina impressionava com um motor de 1,8 litro, equipado com quatro cilindros e 16 válvulas Dual CVVT (Controle Variável de Válvulas tanto na admissão quanto no escape), proporcionando robustos 148 cavalos de potência. Seja com câmbio manual ou automático de seis marchas, sua performance entregava um torque máximo de 17,5 kgfm.

Ao longo dos anos, o Elantra passou por diversas evoluções de design e atualizações mecânicas, atravessando sete gerações e alcançando um impressionante marco de 10 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. Consolidando-se como um dos modelos mais emblemáticos da linha da marca, o Elantra desempenhou um papel crucial ao impulsionar as vendas e elevar a reputação da Hyundai em múltiplos mercados globais. No entanto, a trajetória teve um revés no início de 2020, quando a linha interrompeu sua produção no mercado brasileiro, após registrar a venda de apenas 82 unidades no ano anterior.

05. Tucson (2005)

Imagem: Hyundai/Divulgação

O Tucson desembarcou no Brasil como uma importação direta da Coreia do Sul em 2005, apenas um ano após seu lançamento no mercado internacional. Rapidamente se tornou um dos modelos mais bem-sucedidos da história da fabricante em território nacional. Graças à sua excelente recepção, O SUV foi o primeiro produto da Hyundai a ser produzido, em 2009, nas instalações do grupo Caoa, em Anápolis (GO). Sob os nomes também de IX 35 e New Tucson, respectivamente, o modelo representou um marco significativo para a empresa sul-coreana, sendo os primeiros utilitários esportivos de carroceria monobloco desenvolvidos pela marca.

O SUV foi introduzido no mercado brasileiro com diversas variantes, incluindo a GL 2.0 16v, disponível com opção de câmbio manual ou automático, a GLS 2.0 16v automática e a versão topo de linha GLS 2.7 V6, que oferecia tração 4×4, controle de estabilidade, controle de tração, piloto automático e teto solar.

Considerado como o importado mais vendido no Brasil, o Hyundai Tucson conquistou o coração dos consumidores brasileiros graças à sua relação custo-benefício atrativa, geralmente na faixa de R$ 30.000,00, além de seu design cativante. Desde sua introdução no Brasil, aproximadamente 300.000 unidades do Tucson foram comercializadas, entre importações e produções nacionais. A produção do modelo chegou ao fim em 2018, no entanto, a fabricante anunciou uma nova versão reestilizada que marcará a estreia da mais recente geração do Hyundai Tucson no Brasil em 2025, com motores híbridos.

06. Veracruz (2007)

Imagem: Hyundai/Divulgação

O Veracruz, o maior utilitário esportivo da família Hyundai no Brasil, também conhecido como ix55, foi lançado em março de 2007 como um dos pioneiros da nova estratégia da montadora no mercado nacional. Seu preço inicial, segundo a tabela FIPE, era de R$ 42.386,00.

Com impressionantes 4,84 metros de comprimento, este SUV de grande porte oferecia espaço para até sete ocupantes. Seu coração pulsava com um motor 3.8 aspirado de seis cilindros em V, exclusivamente a gasolina, capaz de entregar até 270 cv e 36,2 kgfm de torque, gerenciados por uma transmissão automática convencional de seis marchas, com opção de trocas manuais.

Apesar da ambiciosa meta de produção de 50 mil unidades por ano, o Veracruz não chegou nem perto desse número. As vendas abaixo do esperado levaram a interrupção da produção em novembro de 2012. Outro fator que contribuiu para o fim da linha foi a chegada dos modelos Santa Fé e Grand Santa Fé (também conhecido como Maxcruz). Estes novos SUVs ofereciam configurações de cinco e sete lugares, além de apresentar um design mais atual, alinhado com a nova identidade visual da marca.

07. i30 (2009)

Imagem: Hyundai/Divulgação

Para dar continuidade ao sucesso iniciado pelo Tucson no Brasil, a Hyundai lançou o i30 em abril de 2009, com um preço inicial sugerido de R$ 54 mil para a versão hatch com câmbio manual. Nos anos de 2010 e 2011, o Hyundai i30 dominou as vendas de hatches médios no país, superando concorrentes de peso fabricados no Mercosul, como Volkswagen Golf, Ford Focus, Chevrolet Astra e Vectra GT, além dos modelos Citroën C4 e Peugeot 307.

O Hyundai i30 veio equipado com um motor 2.0 litros de quatro cilindros a gasolina. Este motor produzia 143 cavalos de potência a 6.000 rpm e entregava um torque de 19 kgfm a 4.600 rpm. Tornando-se um dos favoritos dos brasileiros, o i30 foi disponibilizado em três variantes: uma com teto solar de acionamento elétrico, outra com transmissão automática de quatro marchas e a versão topo de linha, que vinha equipada com ambos os recursos.

O Hyundai i30 repetiu seu sucesso em novembro, quando registrou 2.515 unidades vendidas, e novamente em dezembro, alcançando 3.348 unidades comercializadas, superando até mesmo o líder tradicional, Chevrolet Astra. Encerrando o ano com um total de 13.353 vendas, o i30 superou veteranos como Chevrolet Vectra (11.449), Fiat Stilo (11.273) e Peugeot 307 (11.187). Em maio de 2017, devido à tendência global de declínio dos hatches e por uma decisão estratégica da montadora, o i30 foi retirado do mercado nacional. No entanto, o carinho dos brasileiros pelo i30 nunca diminuiu, evidenciando a força e a resiliência deste modelo icônico.

08. Veloster (2011)

Imagem: Hyundai/Divulgação

O Veloster fez sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro de 2011, antes de desembarcar no Brasil no mesmo ano, quando começou a ser importado oficialmente pelo grupo CAOA. Este hatchback cupê compacto desportivo da Hyundai causou alvoroço desde seu lançamento, graças ao seu visual ousado e sua característica mais marcante: uma terceira porta localizada na parte traseira, do lado direito.

No mercado brasileiro, o Veloster foi disponibilizado com uma única opção de motor e transmissão: um motor 1.6 de 128 cv de potência e 16,1 kgfm de torque, combinado a uma caixa automática de seis velocidades. A versão inicialmente oferecida no Brasil tinha preço sugerido de R$ 75.700,00 e incluía uma série de equipamentos de destaque, como volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, direção elétrica, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, 6 airbags, freios ABS, rodas de liga-leve R17, faróis de xenônio e banco do motorista com ajustes elétricos.

Porém, o percurso do Veloster no mercado brasileiro foi interrompido em 2014 devido a flutuações significativas nas vendas. Durante seu período de comercialização no Brasil, entre 2011 e 2014, aproximadamente 13.321 unidades foram emplacadas. O lançamento do Veloster ficou marcado por um episódio onde o carro entregou uma motorização diferente do que havia sido prometido, gerando controvérsias desde o início e até mesmo resultando em processos por propaganda enganosa.

09. HB20 (2012)

Imagem: Hyundai/Divulgação

Em outubro de 2012, a Hyundai iniciou as vendas do HB20 no Brasil, seu primeiro modelo “popular” e o pioneiro a ser produzido na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo. O nome HB20 deriva de “Hyundai Brasil 20”, indicando que o carro foi concebido especialmente para atender às demandas do mercado brasileiro. Desde sua chegada, o hatchback estava disponível em 9 versões, oferecendo opções de motorização 1.0 ou 1.6, com transmissão manual ou automática.

Entre os carros populares da Hyundai, este compacto hatch, foi o pioneiro entre os modelos da marca. Seu modelo de entrada, o Comfort, foi comercializado a partir de R$ 31.995, equipado com um motor 1.0 de 80 cv de potência máxima a 6.200 rpm e 10,2 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm. O HB20 representa a grande maioria da produção da Hyundai no Brasil, e até outubro de 2023, considerando as versões hatchback e sedã, já foram fabricadas mais de 1,6 milhão de unidades.

O HB20 ganhou destaque ao longo dos anos por suas características tecnológicas, desempenho e segurança, mantendo-se como uma opção acessível e econômica no mercado brasileiro. Para alegrar ainda mais os brasileiros, o Hyundai HB20 2025 chegará com mudanças significativas em suas versões, com uma opção de entrada equipada com motor 1.0 Kappa aspirado de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas, e uma opção topo de linha com motor 1.0 Turbo GDI e transmissão automática de 6 velocidades, com preços variando entre R$ 86.090,00 e R$ 119.390,00.

10. Creta (2017)

Imagem: Hyundai/Divulgação

O Hyundai Creta foi uma das estrelas da 29ª edição do Salão do Automóvel, em novembro de 2016, cativando o público com seu design arrojado e elegante, que mescla linhas fluidas com detalhes modernos e ousados, criando uma estética singular.

Batizado em homenagem à Ilha de Creta, a maior ilha da Grécia, o SUV chegou ao mercado oferecendo duas opções de motorização: um 1.6 de 130 cv, disponível com transmissão manual ou automática de seis marchas, e um 2.0 de 166 cv, exclusivamente com transmissão automática. Fabricado em Piracicaba (SP), onde também é produzido o HB20, com o qual compartilha o motor 1.6, o modelo chegou às concessionárias no início de 2017, com preços variando entre R$ 72.990 e R$ 99.490.

Destacando-se como o SUV mais vendido no varejo durante todo o ano de 2023, o Hyundai Creta registrou um total de 58.081 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. Em outubro de 2023, a versão Ultimate 2.0 do Creta, na cor prata, foi escolhida pela Hyundai para simbolizar o marco de 2 milhões de veículos da marca produzidos no Brasil.

A Hyundai já está preparando o lançamento do novo Creta, que virá ainda mais equipado e será impulsionado por um motor 1.6 turbo. No entanto, a estreia está prevista apenas para o primeiro semestre de 2025, com preços a partir de R$ 140 mil.