Conhecida por ser uma das peças mais importantes de um PC, a placa-mãe é um chip cheio de circuitos responsáveis por conectar todos os sistemas de uma máquina. Essa conexão é importante porque permite que o computador funcione adequadamente e isso só é possível se as diferentes peças dele (como CPU, GPU, e RAM) detiverem uma comunicação assertiva entre si.

Por ser um componente tão vital, caso a placa-mãe colapse, o seu computador não vai funcionar adequadamente, o que irá atrapalhar sua rotina de navegação online, estudo ou trabalho. A seguir, confira os cinco sinais de que a sua placa-mãe está morrendo, algo útil para você conseguir agir antes que seja tarde demais.

publicidade

Leia mais:

Confirme se a placa-mãe é mesmo o problema

Divulgação/Nvidia

Uma placa-mãe defeituosa fará com os equipamentos conectados a ela também apresentam mau funcionamento, mas isso não é tudo: às vezes, ela pode estar apenas desconfigurada. Neste caso, você precisa verificar o status de configuração antes de assumir que o chip está defeituoso e morreu.

publicidade

Para isso, o primeiro passo é analisar se há alguma luz vermelha acesa no chip da placa-mãe. Se houver luzes, então é provável que tenha algum problema na configuração; se não houver luz e mesmo assim o sistema apresentar problemas, é indicado verificar se a fonte, a CPU, os módulos de RAM e a GPU estão todos bem configurados e com sinal de compatibilidade.

Se nada estiver desconfigurado, então há uma boa chance de o problema, de fato, ser a placa-mãe. Para confirmar esse problema com mais eficácia, é ideal seguir as dicas a seguir.

publicidade

1 – Inicializar o PC faz a placa-mãe bipar

Quando a placa-mãe está falhando, o seu computador tentará alertá-lo de inúmeras formas. Uma delas consiste em fazer “bipes” ao ligar a máquina. Infelizmente, não há uma lista padrão universal que classifica os diferentes tipos de bipes, então, você precisará checar qual a fabricante do BIOS e procurar por um manual desta mesma empresa que detalha o significado para cada tipo de bipe.

Fazer isso é importante porque muitas fabricantes disponibilizam esse material, a fim de que os usuários possam entender o significa de cada bipe e saber como agir em caso de problemas.

publicidade

2 – A inicialização aponta erros ou falhas

BIOS POST com erro falha
Reprodução: Intel

A placa-mãe possui um sistema firmware intitulado de BIOS, o qual tem a função de realizar testes no computador sempre que a máquina é inicializada. Estes testes são importantes porque podem ou não apontar a presença de erros, ou falhas no software do PC.

Geralmente, quando falamos de um computador moderno, o processo de inicialização não exibe um conjunto de códigos na tela. Contudo, quando a placa-mãe está morrendo, esse processo de teste não funciona e isso deve ser informado na sua tela; neste caso, se torna um bom indicativo de que há problema na placa-mãe.

3 – Avarias físicas podem provocar mal funcionamento

Os objetos eletrônicos só podem funcionar se estiverem em bom estado de conservação, e com a placa-mãe isso não é exceção. Desta forma, é interessante analisar se os circuitos estão queimados, quebrados, cortados, amassados ou rachados, pois qualquer tipo físico de avaria impede total ou parcialmente que a placa-mãe funcione.

Danos como esses podem ser causados por inúmeras coisas, como poeira e demais detritos, quedas, superaquecimento, água, vazamento de líquidos, por manter o equipamento em local inadequado e até pela proliferação de bichos (como formigas).

4 – Quando substituir a bateria CMOS não resolve o problema

bateria cmos placa-mãe
Reprodução: HP

A placa-mãe costuma possuir uma bateria própria, mais conhecida como CMOS. Ela serve para fornecer energia ao sistema de BIOS da placa-mãe. Às vezes, essa bateria dá problema e isso prejudica o funcionamento adequado da placa-mãe.

Por isso, é indicado verificar se esta bateria está funcionando adequadamente e, se necessário, trocá-la por uma nova. Mas se nem isso resolver o problema, então certamente a placa-mãe está morta.

5 – A remoção da GPU e da RAM não fazem diferença

Se a GPU ou a RAM estiverem com problemas, isso será avisado ao usuário pelo BIOS durante o processo de inicialização. Em caso de problemas, o sistema impede a inicialização.

Mas, também pode ocorrer de um erro impedir a inicialização da máquina, e não ser exatamente apontado pelo BIOS. Como você já suspeita que o problema é a sua placa-mãe, é indicado remover a GPU e a RAM da sua máquina e tentar ligar o dispositivo mais uma vez: se nem assim der certo, então é provável que o problema seja mesmo a placa-mãe.

No caso da remoção da RAM, você deixa apenas um único stick. E uma vez que não funcionar, você vai substituindo pelos outros. Se todos foram trocados e mesmo assim o sistema não permite a inicialização adequada, é hora de trocar a placa-mãe.