A Microsoft revelou nesta segunda-feira (20) uma nova era para os PCs com processador mais eficiente e mais foco em inteligência artificial. Uma leva de dispositivos de fabricantes como Dell e Lenovo virá equipada com processador da Qualcomm e promessa de mais desempenho que MacBooks recentes da Apple. Veja o que muda.

Leia mais:

publicidade

Leia mais! 

Computadores com chip Snapdragon

  • Os computadores com chips da Qualcomm prometem entregar mais desempenho para lidar com os novos recursos de IA, menos consumo energético e, no caso dos portáteis, mais duração de bateria.
  • O plano é simples: competir de igual para igual com os chips personalizados da Apple, o mais recente deles é o M4.
  • Para superar a rival, a Microsoft afirma que otimizou o Windows para os chips mais recentes da empresa — mais conhecida no mundo dos smartphones.
  • Segundo a Microsoft, será comum encontrar notebooks com autonomia de bateria para o dia todo, por exemplo, ou modelos com muito desempenho, mas que não esquentam tanto.

Um novo componente do chip também permite rodar IA direto no seu PC, sem necessidade de enviar dados para a nuvem. Se trata da unidade de processamento neural (ou NPU na sigla em inglês). Em poucas palavras, é um acelerador de IA para lidar com tarefas complexas.

publicidade
Surface Pro
Novo Surface Pro com chip da Qualcomm foi revelado nesta segunda-feira, 20 de maio. Imagem: Microsoft

O que muda nos dispositivos?

A principal mudança é mesmo no processador. Intel e AMD saem de cena para a chegada do chip Qualcomm Snapdragon X, baseado na arquitetura Arm. A Apple adotou a mesma estratégia com os processadores M e deu certo. As máquinas funcionam mais frias e a bateria dura muito mais.

O CEO Satya Nadella espera repetir a receita de sucesso primeiro com novos dispositivos da linha Surface Laptop e Pro. A promessa é de desempenho até 58% superior ao Macbook Air com chip M3 (não foi mencionada nenhuma comparação com o processador mais recente da Maçã, o M4).

publicidade

Aplicativos populares, como Chrome, WhatsApp e Spotify, vão rodar nativamente. Programas mais antigos também serão compatíveis, diz a empresa.

Os PCs “Copilot+” também possuem mais de 40 modelos de IA embarcados. Nas próximas semanas, o assistente de IA também vai receber o mais recente modelo GPT-4o da OpenAI, confirmou Nadella em entrevista ao The Wall Street Journal.

publicidade

E o Windows 11?

O Windows 11 também ganhou novos recursos que serão processados usando a NPU. Um deles é o “Recall”, que captura constantemente o que está na tela do PC e usa um modelo de IA generativa para lembrar e pesquisar sobre algo que o usuário já viu.

Outra novidade é a tradução em tempo real que pode transformar 44 idiomas em inglês. A novidade funcionar em qualquer videochamada ou aplicativo, afirma a Microsoft.

O saudoso Paint também recebeu uma função de cocriação. Conforme você faz um desenho, a IA gera uma imagem mais realista baseado no esboço mais simples Conforme mostra o exemplo abaixo:

Imagem: Reprodução/DAVID HALL/THE WALL STREET JOURNAL

Quanto custam os PCs com IA

Os primeiros modelos foram revelados hoje: o Surface Laptop e o Surface Pro, com preço de partida de US$ 999. Vale mencionar que a linha de portáteis da Microsoft não é vendida oficialmente no Brasil.

A boa notícia é que outros fabricantes como Dell, Lenovo e HP também terão em breve notebooks com IA. Os primeiros chegam ao mercado em junho.