Threads ganha seu próprio programa de verificação de fatos

Rede social da Meta se prepara para conseguir identificar fake news que devem ser frequentes no período da eleição dos EUA
Leandro Costa Criscuolo21/05/2024 19h46
threads
Imagem: Iryna Budanova/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Threads está iniciando seu próprio programa de verificação de fatos. A rede social da Meta usava a verificação do Instagram e do Facebook por alguns meses, mas agora será independente.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, foi quem anunciou a novidade em uma publicação em seu perfil na própria rede social.

“Recentemente, implementamos a capacidade de nossos parceiros terceirizados de verificação de fatos revisarem e avaliarem conteúdo falso no Threads”, comenta Mosseri.

Leia mais:

threads
Imagem: Ascannio/Shutterstock

“Anteriormente, era verificado o conteúdo falso no Threads com base no que foi verificado no Facebook e no Instagram. Agora, os verificadores de fatos podem avaliar o conteúdo do Threads por conta própria”, completou.

Mosseri não compartilhou nenhum detalhe sobre quando exatamente o programa foi lançado e se foi limitado a alguma região geográfica. Também não está claro quais organizações são parceiras de verificação de fatos da Meta para o Threads.

Verificação de fatos do Threads chega antes das eleições dos EUA

  • A mudança parece ser sobretudo uma preparação para as próximas eleições nos EUA, quando os conteúdos falsos tendem a aumentar.
  • A Índia também está a meio das suas eleições gerais, mas é improvável que uma rede social implemente um programa de verificação de fatos durante um ciclo eleitoral, em vez de iniciar o projeto antes das eleições.

Em dezembro, a Meta já tinha dado sinais de que queria trazer o programa de verificação de fatos para o Threads.

“Atualmente, combinamos as classificações de verificação de fatos do Facebook ou Instagram com Threads, mas nosso objetivo é que os parceiros de verificação de fatos tenham a capacidade de revisar e avaliar informações incorretas no aplicativo”, disse Mosseri em um post na época.

threads
Imagem: Ascannio/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.