Uma das vozes do ChatGPT, chamada Sky, vai ser retirada do chatbot pela OpenAI, pelo menos por enquanto. O motivo é a semelhança que essa voz tem com a voz da atriz Scarlett Johansson.

Leia mais:

publicidade

“Ouvimos perguntas sobre como escolhemos as vozes no ChatGPT, especialmente Sky”, escreveu a OpenAI em publicação no X. “Estamos trabalhando para pausar o uso da Sky enquanto os abordamos essas questões.”

A decisão da OpenAI de retirar a voz vem após polêmica gerada pela sua semelhança com a voz da atriz Scarlett Johansson em “Her”, um filme sobre inteligência artificial.

publicidade

No filme que foi aos cinemas em 2013, Johansson faz a voz de uma inteligência artificial chamada Samantha, ao qual um homem se apaixona durante a trama.

“A voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural”, escreveu a empresa. “Para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos talentos vocais.”

publicidade

Quando a OpenAI fez uma apresentação ao vivo para demonstrar os recursos de áudio do ChatGPT, usuários imediatamente perceberam a semelhança entre a voz da Sky e de Scarlett Johansson.

Além disso, o CEO da OpenAI, Sam Altman, aparentemente fez referência ao filme em uma postagem no X, simplesmente escrevendo “Her”.

publicidade

Vozes do ChatGPT foram escolhidas após centenas de inscrições de profissionais

  • A empresa dona do ChatGPT já revelou que as cinco vozes do chatbot – Breeze, Cove, Ember, Juniper e Sky – foram selecionadas por meio de um processo de seleção e gravação que durou cinco meses.
  • Os profissionais de elenco receberam cerca de 400 inscrições de dubladores e atores de tela e reduziram esse número para 14, segundo a OpenAI.
  • Em seguida, uma equipe interna selecionou os cinco finalistas.

A OpenAI deve testar o modo de voz nas próximas semanas, com acesso antecipado para assinantes pagos do ChatGPT Plus. Postagens no blog oficial da empresa também indicam que novas vozes ainda deverão ser adicionadas futuramente.

OpenAI ChatGPT
Imagem: Markus Mainka/Shutterstock