Equipados com uma webcam com transmissão em tempo real, os portais que ligam as cidades de Nova York, nos Estados Unidos, a Dublin, na Irlanda, foram reabertos após uma interrupção temporária das atividades. Agora, a estrutura conta com uma série de mecanismos para evitar comportamentos inadequados das pessoas.

Leia mais

publicidade
Portal foi desativado após cenas de nudez e xingamentos (Imagem: Divulgação)

Medidas para evitar comportamentos inadequados

Entre as novidades está um dispositivo antitroll, que é capaz de identificar insultos, xingamentos, assédios ou outras formas de conteúdo abusivo.

Os portais ainda terão horário de funcionamento definido: das 7h às 17h, no horário de Brasília (das 6h às 16h, no horário de Nova York, e das 11h às 21h no fuso da Irlanda). Antes, os dispositivos funcionavam 24 horas por dia.

publicidade

Um sensor ainda foi instalado nas câmeras. Caso alguém se aproxime demais, o vídeo será inteiramente borrado dos dois lados do portal.

Além disso, homens identificados com jaquetas amarelas neon atuarão para prevenir qualquer tipo de problema. Cada lado do portal terá um “embaixador”. Seguranças continuarão presentes no lado de Nova York durante o período de operação.

publicidade

Após a abertura do espaço, foram registradas cenas de nudez, ofensas e outros comportamentos inadequados do lado dos Estados Unidos. Algumas pessoas chegaram a fazer referência ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.

As cenas viralizaram nas redes sociais e provocaram o fechamento dos portais em menos de uma semana.

Portal permite interação entre pessoas de lugares diferentes
Projeto foi criado para permitir a interação de pessoas de diferentes países (Imagem: Divulgação)

Novos portais deverão ser instalados (inclusive no Brasil)

  • As mudanças foram uma exigência das autoridades locais de Nova York e Dublin.
  • Elas exigiram soluções técnicas e logísticas dos organizadores da exposição para lidar com o comportamento inadequado e possibilitar a reativação dos portais.
  • Os organizadores disseram que as mudanças “assegurarão que milhares de fãs do portal desfrutem da experiência em ambos os lados do Atlântico”.
  • Inaugurados no último dia 8 de maio, os portais são o segundo par da série criada pelo artista lituano Benediktas Gylys, idealizada com a intenção de ligar pessoas de diferentes países e promover interações.
  • O primeiro portal ligou Lublin, na Polônia, a Vilnius, na Lituânia.
  • O grupo que produz os aparelhos afirma que está em negociações para inaugurar um portal no Piauí no futuro.