Na última segunda-feira (20), um engenheiro de software foi preso no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, por supostamente criar e distribuir milhares de imagens de material de abuso sexual infantil (CSAM) geradas por IA. As informações são do The Verge.

O homem, de 42 anos e identificado como Steven Anderegg nos documentos judiciais, teria formação em ciência da computação e décadas de experiência em engenharia de software. A acusação alega que ele enviou imagens geradas por IA de menores nus para um menino de 15 anos via mensagem direta do Instagram.

publicidade

Leia mais:

eleitoral ia
Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock.com

As mensagens teriam sido enviadas em outubro do ano passado. O Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas alertou as autoridades sobre o fato, e Anderegg acabou detido.

publicidade

Conteúdos do Instagram de Anderegg obtidos pela polícia comprovam a prática criminosa. As autoridades teriam acesso a mensagens na rede social do engenheiro onde ele a um usuário do Instagram que tinha “toneladas” de outras imagens CSAM geradas por IA em seu Telegram.

Além disso, Anderegg teria mencionado em mensagem a outra pessoa no Instagram seu desejo de ter relações sexuais com menores de idade e também postou no ano passado em seu story uma imagem gerada por IA que mostrava menores vestindo roupas de couro com o tema BDSM.

publicidade

Várias das imagens geradas por IA foram enviadas para outro usuário do Instagram, mesmo após Anderegg saber que ele tinha 15 anos. As autoridades dizem que o engenheiro não rejeitou o menor de idade após descobrir quandos anos tinha, e ainda começou a explicar ao adolescente como ele cria imagens sexualmente explícitas com IA.

Autoridades encontraram um extenso conteúdo sexualmente explícito no computador do acusado

  • Ao revistar o computador de Anderegg, as autoridades encontraram mais de 13 mil imagens de IA, e pelo menos centenas delas retratavem menores de idade nus ou seminus.
  • Anderegg fez as imagens no Stable Diffusion, uma ferramenta que gera imagem a partir de prompts de texto, criado pela Stability AI.
  • Os documentos da acusação alegam que o engenheiro de software usou “prompts extremamente específicos e explícitos para criar essas imagens”.
Hackers IA
Acusado já havia sido investigado por CSAM em 2020 (Imagem: Teerachai Jampanak/ Shutterstock)

Os promotores ainda revelaram que esta não é a primeira vez que Anderegg entra em contato com as autoridades policiais pela sua suposta posse de CSAM.

publicidade

Em 2020, alguém que usava a Internet na casa de Anderegg em Wisconsin tentou baixar vários arquivos de CSAM. As autoridades fizeram buscas em sua casa em 2020 e ele admitiu ter uma rede ponto a ponto em seu computador e redefinir frequentemente seu modem, mas não foi acusado.

Se for condenado, Anderegg pode pegar até 70 anos de prisão, embora os promotores digam que “a faixa de pena recomendada pode ser tão alta quanto a prisão perpétua”.