Nubank vai virar uma operadora de celular?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou que o Nubank passe a operar como uma operadora móvel virtual (MVNO)
Alessandro Di Lorenzo23/05/2024 15h02
Nubank-1
Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Atualmente, o Nubank tem mais de 92 milhões de clientes no Brasil. A ascensão da empresa nos últimos anos é inegável e agora ela quer oferecer mais do que serviços financeiros. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou que a companhia passe a operar como uma operadora móvel virtual (MVNO).

Leia mais

Logotipo do Nubank exibido na tela de um smartphone com um cartão do banco digital ao lado
Analistas acreditam que Nubank pode alcançar até 11 milhões de usuários pré-pagos e 7,5 milhões de pós-pagos (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Nubank vai utilizar a infraestrutura da Claro

  • O movimento permitirá que o Nubank utilize a infraestrutura da Claro no Brasil.
  • A empresa já domina 22% do mercado de recargas e pode passar a ofertar pacotes atrativos e de baixo custo.
  • Analistas da XP projetam que a companhia poderia alcançar até 11 milhões de usuários pré-pagos e 7,5 milhões de pós-pagos em três anos.
  • Ainda não há uma data oficial para o lançamento da operadora de telefonia do Nubank, mas a expectativa é que isso possa acontecer já nos próximos meses.
  • Também não foi revelado qual o nome que será dado a este novo serviço.
nubank app
Iniciativa do Nubank já foi adotada por outros bancos (Imagem: divulgação/Nubank)

Aumento da concorrência no setor de telefonia

A entrada do Nubank neste novo mercado pode significar uma disputa acirrada por participação no setor de telefonia, afetando especialmente as operadoras já estabelecidas como a TIM Brasil e a Telefônica Brasil (Vivo).

Analistas acreditam que a concorrência pode diminuir as receitas recorrentes dessas grandes empresas. Isso pode obrigar que a TIM, com forte presença no mercado pré-pago, e a Vivo, com foco no pós-pago, ajustem suas estratégias para manter sua base de clientes.

A iniciativa do Nubank não é totalmente nova no mercado financeiro. O Banco Inter, por exemplo, já possui a Inter Cel, que utiliza a rede da Vivo. O C6 Bank, por sua vez, possui uma parceria estreita com a TIM, oferecendo serviços de telecomunicações.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.