Pesquisadores descobriram como treinar corvos para contar números, de um a quatro, em voz alta. De acordo com os resultados descritos em uma nova pesquisa, as aves apresentaram uma capacidade de contagem parecida com a de crianças pequenas.

Corvos cumpriram missão com poucos erros (Imagem: Rudmer Zwerver/Shutterstock)

Corvos são inteligentes e conseguem se adaptar a condições adversas

• Cientistas já confirmaram que os corvos estão entre os animais mais inteligentes do planeta.
  • Mesmo assim, a descoberta impressionou, uma vez que nenhuma outra espécie não humana havia conseguido tal feito até agora.
  • Pesquisadores do Instituto de Neurobiologia da Universidade de Tubingen, na Alemanha, realizaram o experimento com três aves da espécie Corvus corone.
  • Segundo a equipe, o resultado demonstra que os corvos conseguem se adaptar a condições adversas.
  • O estudo foi publicado na revista Science.
Corvos são um dos animais mais inteligentes do mundo (Imagem: SALMAN SALU/Shutterstock)

Resultado do experimento foi impressionante

Durante o experimento, os corvos foram ensinados a associar números coloridos, de um a quatro, de uma tela a sons. Para representar esses números, era preciso grasnar o número de vezes correspondente. Em seguida, os animais bicavam a tela, demonstrando que a tarefa tinha sido realizada.

Os pesquisadores afirmam que a maioria dos corvos acertou as lições, com pequenos erros. Segundo a equipe, as aves não aprenderam por completo a relacionar a imagem dos números e os grasnados, mas, de forma intuitiva, chegaram a um resultado aproximado.

Uma das provas disso é que as vezes não confundiam o número 1 com quatro grasnados, por exemplo. No entanto, acabaram relacionando o número 3 com dois ou quatro grasnados.

Segundo o estudo, os resultados “demonstram que os corvos podem produzir, de forma flexível e deliberada, um número instruído de vocalizações usando o sistema de número aproximado, um sistema de estimativa de número não simbólico compartilhado por humanos e animais”.

Ainda de acordo com os cientistas, a capacidade apresentada pelos corvos é comparável com crianças durante o processo de aprendizagem.