Nesta sexta-feira (24), durante a conferência Viva Technology em Paris, a CEO do X (ex-Twitter), Linda Yaccarino, revelou o desejo de expandir as “Notas da comunidade”, recurso da rede social que checa veracidade dos fatos, para outras plataformas.

“Não é impossível imaginar que esta ferramenta específica seja compartilhada pelo X com empresas com plataformas como a sua”, disse Yaccarino, dirigindo-se ao colega palestrante Pierre Louette, CEO do grupo jornalístico francês Groupe Les Echos-Le Parisien.

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Linda Yaccarino, CEO do X
Linda Yaccarino, CEO do X, falou de recurso da rede social (Imagem: Anderson Nascimento/Shutterstock)

“Notas da comunidade” não é recurso tão recente

  • O X lançou a primeira versão do recurso “Notas da comunidade” em 2021, quando ainda se chamava Twitter;
  • A ferramenta surgiu como forma de seus usuários verificarem postagens enganosas na plataforma;
  • Usuários adicionam voluntariamente mais contexto às postagens de usuários potencialmente enganosas por meio de notas adicionais, que, então, serão votadas por outros “anotadores”;
  • Os algoritmos do X decidirão a seguir qual nota de contexto deve aparecer publicamente na postagem enganosa;
  • Desde que comprou o site em 2022, Elon Musk promoveu a ferramenta como um baluarte contra a desinformação – e, ocasionalmente, como alternativa viável ao jornalismo convencional.

Evidências apontam que o recurso consegue ser mais efetivo em alguns temas do que em outros. A verificação de informações científicas ou médicas costuma ser eficaz, no entanto, ainda há problemas com temas mais controversos, como a guerra de Israel com o Hamas.

Yaccarino disse que o sistema do “Notas da comunidade” pode ser livre de qualquer viés e que há mais de 500 mil voluntários contribuindo para seu funcionamento.

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O Notas da comunidade existe desde 2021 – Imagem: rafapress/Shutterstock