Ao escrever os termos “cis” e “cisgênero” no X (antigo Twitter), um alerta (que toma quase toda a tela) tem aparecido para usuários com a seguinte mensagem: “Esta postagem contém linguagem que pode ser considerada calúnia pelo X e pode ser usada de maneira prejudicial, violando nossas regras”. Testes feitos pelo TechCrunch mostraram que o aviso aparece no aplicativo da rede social.

X alerta uso de ‘cis’ e ‘cisgênero’ em postagens

  • Ao escrever os termos “cis” e “cisgênero” no X, um aviso pop-up informa que essas palavras podem ser consideradas calúnias e violar as regras da plataforma. Testes feitos pelo TechCrunch mostraram que o aviso aparece no aplicativo da rede social;
  • Elon Musk, dono do X, afirmou em junho de 2023 que os termos “cis” e “cisgênero” são considerados calúnias na plataforma. Essas palavras são usadas para descrever pessoas que se identificam com o gênero atribuído ao nascer;
  • A GLAAD, organização sem fins lucrativos que defende os direitos LGBTQIA+, criticou a prática da rede social. Um porta-voz disse que a postura de Musk é desonesta e preconceituosa, favorecendo uma base de usuários de extrema direita e excluindo pessoas transgênero do X;
  • Sob a administração de Musk, o X tem adotado políticas vistas como hostis às pessoas transgênero, incluindo a promoção de conteúdo anti-trans e a remoção de políticas contra discriminação. O X não respondeu aos pedidos de comentário sobre essas questões.

Os termos “cis” e “cisgénero” são utilizados para designar pessoas que se identificam com o gênero atribuído ao nascer. O bilionário Elon Musk, dono do X, disse, em junho de 2023, que essas palavras são “consideradas calúnias” na plataforma.

publicidade

Leia mais:

Os testes feitos pelo TechCrunch também apontaram que alguns insultos dirigidos a negros, transgêneros e judeus, por exemplo, não acionam alertas no X.

ONG de direitos LGBTQIA+ critica postura do X (e de Musk)

Montagem com captura de tela de postagem no Twitter com a palavra cisgênero
(Imagem: Reprodução/TechCrunch)

A GLAAD, organização sem fins lucrativos que defende os direitos LGBTQIA+, criticou a prática da rede social.

Um porta-voz da GLAAD afirmou ao TechCrunch que a postura de Musk é desonesta e preconceituosa, servindo a uma base de usuários extremistas de direita e enviando uma mensagem clara de que pessoas transgênero não são bem-vindas no X.

Sob a administração de Musk, o X tem adotado políticas e ações que são percebidas como hostis às pessoas transgênero. Isso inclui a promoção de um filme anti-trans da PragerU e a remoção de uma política que proibia práticas discriminatórias contra pessoas trans.

O X não respondeu aos pedidos de comentário do site sobre essas questões.