O Google começou a implementar, em seu motor de busca, o AI Overviews, que varre a internet em busca de respostas aos seus questionamentos e os responde com inteligência artificial (IA).

Contudo, como toda “boa” IA, a do Google já está “alucinando” (termo usado para descrever quando a IA elabora respostas sem sentido e/ou bizarras). Já são vários os exemplos (cômicos e bizarros) de momentos de loucura da ferramenta.

publicidade

Leia mais:

publicidade
Ilustração de pesquisa no Google com IA
Ilustração de pesquisa no Google com IA(Imagem: Reprodução/YouTube/Google)

No primeiro exemplo, uma pessoa o questiona sobre o que fazer com o queijo derretido de uma pizza caseira – sabe quando você vai dar uma mordida no pedaço e o queijo cai? Pois bem –. A IA Overview, então, respondeu que a pessoa usasse cola para resolver o problema. Isso mesmo. Cola.

“Adicione um pouco de cola. Misture cerca de 1/8 xícara de cola Elmer com o molho. Cola não-tóxica funcionará”, garante o Google, como detalha o The Verge.

publicidade

Em outro exemplo, a IA afirma que o ex-presidente dos Estados Unidos, James Madison, se formou na Universidade de Wisconsin incríveis 21 vezes (!), que um cachorro jogou basquete, futebol americano e hóquei no gelo (e nas três ligas mais importantes do mundo: NBA, NFL e NHL, respectivamente), que a cobra píton é um mamífero e até que o Batman é um policial.

Google se posiciona sobre IA “troll”

  • Meghann Farnsworth, porta-voz do Google, disse que os erros vieram de “consultas geralmente muito incomuns e não representam as experiências da maioria das pessoas”;
  • Ela informou ainda que a empresa já tomou medidas contra violações de suas políticas e que está usando estes “exemplos isolados” para seguir refinando o serviço;
  • Vale lembrar que o IA Overview está em fase de testes e o Google deixa isso claro;
  • Ainda assim, os exemplos aqui apresentados são bizarros.

google
Pesquisa do Google agora tem IA – mas ela está alucinando bastante (Imagem: Tada Images/Shutterstock)