Você não poderá mais ver o que um usuário curtiu no X (Twitter)

Por um lado, a mudança permite que muitas pessoas curtam conteúdo sem medo de que outros usuários vejam algo constrangedor
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 24/05/2024 04h00, atualizada em 24/05/2024 21h35
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova mudança está chegando ao X, antigo Twitter. A possibilidade de ver quais posts outro usuário curtiu está sendo retirada, no que parece uma tentativa de incentivar engajamento nas curtidas sem o risco de passar pelo constrangimento de outras pessoas acessarem curtidas sobre temas que o usuário gostaria que sejam privados.

Leia mais:

É uma mudança que o diretor de engenharia da empresa, Haofei Wang, diz que visa proteger a imagem pública dos usuários. Ele diz que “muitas pessoas se sentem desencorajadas”, a curtir conteúdos pela vergonha de outros usuários descobrirem.

X Twitter
Entenda o que muda nas curtidas do X – Imagem: Camilo Concha/Shutterstock

A mudança ocorre depois que um sinalizador foi descoberto no aplicativo iOS que remove a guia Curtidas em todos os perfis de usuário.

“Em breve você poderá curtir sem se preocupar com quem poderá ver”, diz Wang. Inicialmente não estava claro se isso afetaria ver curtidas dos outros em suas próprias postagens, mas o engenheiro de software sênior do X, Enrique Barragan, esclareceu logo essa questão.

O que muda com a retirada da aba de curtidas no X:

  • O usuário poderá ver quem curtiu suas próprias postagens
  • Também permanece visível a contagem de curtidas para todas as postagens e respostas.
  • Não será possível ver qual usuário curtiu a postagem de outra pessoa.
  • Também não será mais visível a guia “Curtir” de outras pessoas em seus perfis.

A decisão de fazer essas mudanças ocorre depois que muitos usuários importantes foram criticados por curtirem posts com conteúdos eróticos ou questionáveis.

Por exemplo, as contas oficiais do senador do Texas, Ted Cruz, e do embaixador chinês no Reino Unido, Liu Xiaoming, foram vistas curtindo conteúdo pornográfico, enquanto o CEO do X, Elon Musk, já curtiu postagens transfóbicas.

x
Elon Musk está promovendo mais mudanças no X – Imagem: Evolf/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.