Um novo relatório do famoso analista Ming-Chi Kuo revelou rumores de que a Apple planeja lançar seu primeiro MacBook dobrável com o futuro processador M5 em 2026. A big tech estaria colaborando com a LG Display para criar dois tamanhos de tela, de 18,8 e 20,3 polegadas, que, quando dobradas, se assemelhariam a modelos de 13 a 15 polegadas.

De acordo com o relatório, a Apple visa produzir telas dobráveis livres de vincos, uma inovação significativa frente aos desafios enfrentados por dispositivos dobráveis atuais de outras marcas. Esse avanço exigiria um design de alta precisão tanto para o painel quanto para a dobradiça, resultando em um custo de produção elevado.

publicidade

Leia mais:

Futuro processador e custo elevado

O ojbetivo é que o MacBook dobrável seja equipado com o futuro processador M5 da Apple, cuja produção deve começar entre o final de 2025 e o início de 2026. Além do MacBook, a Apple também está trabalhando em modelos dobráveis de iPhone e iPad, com foco em eliminar qualquer vinco visível na tela, um desafio que a Samsung também está tentando superar.

publicidade
MacBook
(Imagem: Nanain / Shutterstock)

Indústria aposta em notebooks dobráveis pros próximos anos

Apesar do mercado de dobráveis ainda não ser muito grande e estar basicamente restrito a smartphones, a tendência é que outros aparelhos passem a adotar displays flexíveis nos próximos anos. Para fornecedores de telas dobráveis, a ideia de notebooks do tipo é bastante atrativa, já que as margens de lucro são maiores nesse segmento do que nas telas para smartphones.

Zenbook 17 Fold OLED e seu acessórios
Zenbook 17 Fold OLED e seu acessórios / Divulgação: Asus

No entanto, é bom lembrar que a Apple não será a primeira a investir em notebooks dobráveis. A Asus já lançou o ZenBook 17 Fold OLED com display flexível, permitindo o uso do dispositivo tanto no formato convencional de notebook quanto como um tablet ou até mesmo um livro.