Esse é o lugar mais silencioso do mundo

Uma câmara à prova de eco de um laboratório dos EUA aparece no livro dos recordes como o local mais silencioso do mundo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 27/05/2024 15h54
silencio-1
Imagem: Vladimir Gjorgiev/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O silêncio é caracterizado como a ausência total ou relativa de sons audíveis. Mas você sabia que existe um local considerado mais silencioso do que o próprio silêncio? É uma câmara anecoica (que não causa eco) dos Laboratórios Orfield, nos Estados Unidos.

Leia mais

Câmara anecoica nos Estados Unidos (Imagem: divulgação/Laboratórios Orfield)

Local mais silencioso do mundo aparece no livro dos recordes

  • Segundo os pesquisadores, o nível de som no local fica em -24,9 decibéis.
  • Em termos comparativos, um sussurro gera cerca de 30 decibéis.
  • Já o som mais baixo que o nosso ouvido consegue detectar é de cerca de 0 decibéis.
  • Estes resultados impressionantes fazem com que a câmara anecoica dos Laboratórios Orfield apareça, inclusive, no Guinness Book, o livro dos recordes.
É impossível ficar na câmara por mais de meia hora sem se sentar (Imagem: divulgação/Laboratórios Orfield)

Como é possível chegar a decibéis negativos?

A sala mais silenciosa do mundo conta com diversas cunhas de fibra de vidro posicionadas por todas as paredes, teto e chão. O objetivo destes dispositivos é abafar qualquer onda de som que possa surgir.

Além disso, camadas grossas de tijolo e aço preenchem as paredes, e inúmeras molas separam a câmara do restante do prédio, evitando que vibrações externas consigam penetrar. Toda esta estrutura garante o aspecto silencioso do ambiente.

Segundo o projetista do espaço, Steven J. Orfield, é possível ouvir os próprios batimentos cardíacos, os órgãos internos trabalhando, os olhos piscando e até mesmo o fluxo de sangue subindo pelo pescoço.

A falta do eco causa uma dissonância cognitiva. Em outras palavras, o cérebro fica confuso, não entendendo o que está acontecendo. Isso pode causar perda de equilíbrio e um intenso incômodo generalizado. 

De acordo com Orfield, é impossível ficar na câmara por mais de meia hora sem sentir a necessidade de se sentar, e, mesmo assim, poucos conseguem ficar mais tempo no espaço.

Além de ser o local mais silencioso do mundo, a câmara serve para a realização de vários estudos e análises. Muitos fabricantes usam o espaço para testar os produtos na ausência de som de fundo, garantindo leituras precisas do som produzido. Astronautas também costumam se preparar para missões espaciais em locais como esses, únicos comparáveis ao rarefeito ar de fora da Terra.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.