O sistema operacional Windows existe há muito tempo e a cada nova versão, novos aspectos adicionados impactam a experiência dos usuários, como mudanças no design ou a adição de funcionalidades. Por isso, separamos algumas das principais diferenças entre o Windows 10 e o 11 para você se informar bem antes de substituir um sistema pelo outro no seu PC.

Leia mais:

publicidade

Windows 11 tem uma barra de tarefa diferente

veja como é a barra de tarefas do windows 11
Divulgação: Microsoft

Historicamente, a barra de tarefas do sistema operacional Windows sempre começa do lado esquerdo e se estende até o direito. No caso da versão de número 10, ela divide espaço com a barra de busca.

No Windows 11, contudo, ela pode ser comparada ao do macOS: a barra de tarefas se encontra centralizada. Para além disso, você não pode deixá-la maior, movê-la ao redor da tela, ou diminuir o tamanho dos ícones.

publicidade

O menu iniciar é bem diferente

No Windows 10, similar às versões anteriores, o menu iniciar se apresenta do lado esquerdo. No 11, a janela se encontra no meio da tela e com um tamanho consideravelmente menor, pois não conta com os Live Tiles (as janelinhas de aplicativos).

Quem costumava utilizar os Live Tiles achou ruim a sua remoção, mas quem não usava, gostou da tela mais limpa. Ao invés de blocos dinâmicos no menu iniciar, os usuários têm acesso a aplicativos fixos para navegar mais rapidamente. Também é importante relatar que o sistema vai exibir os aplicativos e documentos mais utilizados, embora esta sugestão possa ser desativada se necessário.

publicidade

A barra de pesquisa, felizmente, continua presente no menu iniciar, mas agora mudou de lugar: em vez de ficar na região inferior, agora se encontra na parte superior (na versão original, mas é possível alterar isso).

Há um painel mais eficiente de widgets

painel de widgets no windows 11
Reprodução: Make Use Of

O painel de widgets continua presente no Windows 11, mas algumas mudanças no design e nas funcionalidades o tornam diferente da versão do Windows 10. Agora, os blocos hospedam funções de notícias locais, dados meteorológicos, um calendário, listas de tarefas e até resultados de jogos esportivos. Esse painel é personalizável, então, é possível remover ou adicionar widgets.

publicidade

Windows 11 tem ajuste automático de layout

Se você tem a versão 10 ou qualquer outra inferior do Windows, então deve saber que é possível ajustar os aplicativos a diferentes tamanhos na tela; contudo, isso precisa ser feito manualmente. No Windows 11, o ajuste é feito de forma automática.

Se você passar o mouse sobre o botão de minimizar a tela, é possível encontrar um painel de configurações que o ajuda a modificar o layout da janela de um app ou pasta. Nele, você preenche vários espaços com diferentes aplicativos e pode minimizá-las ou maximizá-los ao mesmo tempo como em um grupo.