Imagens inéditas de Phobos, conhecida como a lua “condenada” de Marte, revelaram algumas características peculiares que podem refutar estudos prévios sobre o satélite natural. As fotos foram obtidas pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), e analisadas por pesquisadores da França e Alemanha. As descobertas foram publicadas na Astronomy and Astrophysics.

• Pesquisadores analisaram imagens inéditas de Phobos, uma das luas de Marte, e identificaram propriedades semelhantes às dos cometas;
  • Phobos é popularmente conhecida como lua “condenada”, já que, em alguns milhões de anos, deve colidir com Marte;
  • As imagens mostraram características semelhantes às dos cometas originados no cinturão de Kuiper;
  • A hipótese deve ser testada em 2026, quando a missão Martian Moons eXploration (MMX), da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), trará amostras de Phobos à Terra;
  • Se as observações foram confirmadas, Phobos se tornará a primeira lua-cometa registrada até hoje;
  • O estudo foi publicado na Astronomy and Astrophysics.
A busca pela vida em Marte pode considerar também as suas luas, Fobos e Deimos, segundo estudo japonês
Phobos e Deimos, luas de Marte. (Imagem: Pavel Gabzdyl/Shutterstock)

Assim como a segunda lua de Marte, Deimos, Phobos é minúscula, coberta por crateras e de densidade muito baixa. Seu status de “condenada” veio do fato de que ela deve, em alguns milhões de anos, colidir com o planeta hospedeiro. Diversas teorias foram apresentadas para tentar explicar o surgimento das luas, mas todas contavam com algumas brechas que envolviam sua composição ou órbita.

Phobos pode ser primeira lua-cometa da história

Em 2026, a missão Martian Moons eXploration (MMX), da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), deve trazer amostras da lua condenada à Terra para ajudar a solucionar seus mistérios de uma vez por todas. Recentemente, porém, investigadores encontraram imagens inéditas que refutam todas as hipóteses anteriores sobre Phobos: a lua tem propriedades observadas em cometas.

Ilustração em 3D mostra Marte, com as luas Fobos e Deimos em evidência
Phobos pode ser primeira lua-cometa da história. (Imagem: Aaron Rutten/Shutterstock)

“Nossa análise fotométrica indica que as propriedades fotométricas de Phobos mostram uma grande semelhança com as do cometa 67P: ambos têm um espectro vermelho, uma elevada porosidade superficial e valores de efeito de oposição semelhantes”, explica a equipe no estudo. Os investigadores também propõem que a lua pode ser um cometa bilobado – com dois lóbulos distintos – ou binário – composto por dois corpos.

Os pesquisadores também dizem que a lua “parece ter propriedades fotométricas semelhantes às dos cometas da família de Júpiter, que se originam no cinturão de Kuiper”. Se a hipótese for comprovada, Phobos será a primeira lua-cometa registrada até agora.