Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Meta deu um passo significativo para tentar remodelar como as notícias são consumidas online. Seguindo um movimento semelhante do Google com o recém-lançado recurso de AI Overviews, a dona do Facebook abandonou a exibição de links de notícias e agora apresenta versões resumidas de artigos diretamente em sua plataforma de inteligência artificial (IA).
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Apesar de afirmar que não é uma fonte primária de notícias, as plataformas da Meta servem como um canal significativo para o consumo de notícias, com numerosas publicações dependendo delas para tráfego e receita publicitária.
Leia mais:
- Como usar IA da Meta no WhatsApp
- Code Llama: como baixar e instalar a IA de programação da Meta
- Meta for Business: o que é e como funciona
O serviço de IA da Meta não está disponível no Brasil. Uma investigação conduzida pelo The Washington Post mostra a mudança na plataforma.

Repercussões negativas da mudança na Meta AI
- A recente decisão de interromper a exibição de links de notícias é bastante questionada, especialmente porque a inteligência artificial da Meta agora gera resumos de artigos de notícias sem vincular as fontes diretamente.
- Essa mudança levanta preocupações sobre o impacto da plataforma em direcionar tráfego para sites de notícias, pois os usuários são apresentados a resumos gerados por IA em vez de serem direcionados para as fontes originais.
- Além disso, investigações do jornal The Washington Post revelam que a IA da empresa ocasionalmente reproduz frases de artigos de notícias, às vezes com cada palavra igual ao original, levantando questões sobre apropriação de conteúdo e originalidade.
- Embora a Meta forneça a opção “Ver fontes” para os usuários acessarem os artigos originais, preocupações persistem sobre a probabilidade de os usuários navegarem para o conteúdo completo após serem fornecidos com versões resumidas.
- Essa mudança pode potencialmente impactar a receita publicitária dos sites de notícias, já que os usuários podem optar por informações resumidas em vez de visitar a fonte da notícia.