“Eclipse” de Saturno pode ser visto do Brasil; saiba onde

A ocultação lunar de Saturno poderá ser vista de alguns países como Argentina, Chile, Brasil e Uruguai, entre outros
Flavia Correia30/05/2024 06h00
ocultacao-lunar-de-saturno
Registro fotográfico de uma ocultação lunar de Saturno ocorrida em 2014. Crédito: Paul Stewart/ Reprodução Instagram @upsidedownastronomer
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na manhã desta sexta-feira (31), entre 3h23 e 7h29 (pelo horário de Brasília), Saturno será encoberto pela Lua, em uma espécie de “eclipse” – que, na verdade, se chama ocultação lunar.

De acordo com o site In-The-Sky.org, o evento poderá ser observado de alguns países e territórios como Argentina, Chile, sul do Brasil e Uruguai, entre outros.

Configuração do céu no momento inicial da ocultação lunar de Saturno nesta sexta-feira (31). Crédito: SolarSystemScope

Para observadores baseados em Porto Alegre (RS), por exemplo, o desaparecimento de Saturno atrás da Lua começa às 3h59, 39,8º acima do horizonte leste. Seu reaparecimento será às 4h36 a uma altitude de 47,3º.

Embora o “eclipse” de Saturno pela Lua não possa ser observado de todo o nosso país, os demais ainda podem testemunhar a conjunção astronômica entre os dois astros, que ocorre às 5h08. 

A Lua estará em magnitude de -11.8, e Saturno 0.9, ambos na constelação de Aquário. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais luminoso do céu, tem magnitude aparente de -27. O evento será visível a olho nu.

Leia mais:

Ocultação lunar de Saturno

Ocultações lunares só são visíveis de uma pequena fração da superfície da Terra. Como a Lua está muito mais perto do nosso planeta do que outros objetos celestes, sua posição no céu difere dependendo da localização exata do observador na Terra devido à sua grande paralaxe (diferença na posição aparente de um objeto em relação a um plano de fundo, tal como visto por observadores em locais distintos ou por um observador em movimento). 

A posição da Lua vista de dois pontos em lados opostos da Terra pode variar em até dois graus, ou quatro vezes o diâmetro da lua cheia. Isso significa que se a Lua estiver alinhada para passar na frente de um objeto específico para um observador posicionado em um lado da Terra, ela aparecerá até dois graus de distância desse objeto do outro lado do globo.

Mapa mostra as regiões do planeta de onde será possível observar a ocultação lunar de Saturno nesta sexta-feira (31). Crédito: In-The-Sky.org

No mapa acima, contornos distintos mostram onde o desaparecimento de Saturno é visível (em vermelho) e onde será possível testemunhar seu reaparecimento (em azul). Os riscos sólidos exibem onde a ocultação provavelmente será visível através de binóculos a uma altitude razoável no céu. Os contornos pontilhados, por sua vez, indicam onde o evento ocorre acima do horizonte, mas pode não ser visível devido ao céu estar muito claro ou a Lua muito perto do horizonte.

Fora dos contornos, a Lua não passa na frente de Saturno em nenhum momento, ou está abaixo do horizonte no momento da ocultação.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.