NASA lança catálogo detalhado com 126 exoplanetas; conheça alguns deles

Graças ao caçador de exoplanetas TESS, NASA catalogou novos mundos que podem ajudar em descobertas sobre nosso próprio Sistema Solar
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Tamires Ferreira 30/05/2024 19h49
tess-keck-survey.png
(Imagem: Observatório WM Keck/Adam Makarenko)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O satélite TESS, da NASA, ficou conhecido como “caçador de exoplanetas” por um motivo. A agência especial americana aproveitou os dados coletados pelo equipamento e, em colaboração com o Observatório WM Keck em Maunakea, no Havaí, lançou um novo catálogo detalhando 126 novos mundos.

As informações podem ajudar na descoberta de vida fora da Terra e até a entender melhor o funcionamento do nosso Sistema Solar.

Leia mais:

Catálogo traz dados complexos de 126 exoplanetas

O catálogo foi batizado de Catálogo de Massa do Levantamento TESS-Keck Survey.

Segundo Stephen Kane, investigador principal do estudo que resultou na publicação, em uma declaração oficial, as informações presentes no catálogo podem ajudar a responder questões sobre “como o nosso sistema solar se enquadra na grande tapeçaria de outros sistemas planetários”.

O principal diferencial do documento são os dados complexos, que incluem a massa e o raio dos exoplanetas, algo que pode ajudar a entender sua formação.

Exoplanetas catalogados no novo estudo (Imagem: Observatório WM Keck/Adam Makarenko)

Pesquisa durou três anos

Até a publicação, o catálogo demorou três anos para ser construído.

Para realizar as medições e determinar os dados complexos, o TESS analisou exoplanetas em trânsito, descobertos ao passar em frente a outros astros. Isso porque, quando o novo mundo sobrepõe algum corpo celeste já conhecido, o brilho do anterior diminui, já que há algo na frente.

Tendo isso em mente, os pesquisadores analisam quanto tempo leva para o candidato a exoplaneta passar novamente naquele mesmo ponto, algo que ajudará a determinar sua velocidade de rotação, raio e massa.

Os 126 exoplanetas do catálogo podem ajudar a aprofundar a compreensão dos astrônomos sobre esses mundos misteriosos.

Catálogo completo dos exoplanetas, incluindo candidatos não confirmados (Imagem: Observatório WM Keck/Adam Makarenko)

Conheça alguns dos exoplanetas catalogados

TOI-1386 b, um sub-Saturno

  • Dois dos novos exoplanetas apresentados no TESS-Keck Survey orbitam uma estrela chamada TOI-1386, semelhante ao nosso Sol, há 479 anos-luz de distância;
  • Um deles, batizado de TOI-1386 b, tem uma massa e largura que o colocam em uma categoria entre o gigante gasoso Saturno e o gigante gelado Netuno. Isso faz dele um “sub-Saturno”, um achado raro entre as descobertas Terra afora;
  • O catálogo também mostrou que o TOI-1386 b tem uma distância da estrela-mãe de 17% da distância entre Terra-Sol, levando apenas 26 dias terrestres para completar uma órbita completa;
Imagem do TOI-1386 c (Imagem: Observatório WM Keck/Adam Makarenko)

Já seu vizinho, o TOI-1386 c, é um gigante gasoso com largura de Júpiter, mas massa de apenas 30% dele. Por lá, o ano dura cerca de 228 dias terrestres.

Sistema planetário TOI-1798, incluindo a super-Terra e outros exoplanetas (Imagem: Observatório WM Keck/Adam Makarenko)

TOI-1798 c, uma super-Terra

  • Outro achado fascinante descrito no catálogo do TESS é o TOI-1798 c, designado como uma super-Terra;
  • O planeta orbita uma estrela anã laranja de tão perto que o ano dura apenas 12 horas terrestres;
  • Por causa disso, a superfície é ultraquente e recebe radiação mais de 3 mil vezes do que a Terra recebe do Sol;
  • Segundo o Science.com, isso torna o sistema planetário TOI-1798 um dos poucos sistemas conhecidos a ter uma super-Terra interna com um período de órbita tão curto.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.