Nesta terça-feira (7), a NASA revelou que o TESS (sigla em inglês para Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito) retornou às operações científicas na sexta (3) e está mais uma vez fazendo observações no espaço

O satélite entrou em modo de segurança em 23 de abril (mesmo dia em que o Telescópio Hubble também precisou fazer uma pausa), após um período de inatividade no início daquele mês.

A equipe de operações descobriu que este último modo de segurança foi acionado por uma falha em descarregar adequadamente o impulso das rodas de reação da espaçonave, uma atividade de rotina necessária para manter o satélite devidamente orientado enquanto faz observações.

O sistema de propulsão, que permite essa transferência de impulso, não havia sido repressurizado com sucesso após um evento anterior de modo de segurança em 8 de abril. A equipe corrigiu isso, permitindo que a missão retornasse às operações científicas normais. A causa daquele evento de modo de segurança continua sob investigação.

Sobre o caçador de exoplanetas TESS:

• TESS é um explorador de astrofísica da NASA operado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
  • Lançado em 2018, o equipamento tem varrido quase todo o céu em busca de mundos além do Sistema Solar, chamados de exoplanetas;
  • A missão TESS também descobriu outros fenômenos cósmicos, como buracos negros e oscilações estelares.

Sistema estelar “diferentão” é descoberto pelo caçador de exoplanetas da NASA

Um time internacional de astrônomos descobriu um sistema estelar diferenciado, contendo seis exoplanetas confirmados – e um candidato a sétimo. A equipe usou observatórios e instrumentos em todo o mundo para coletar dados precisos sobre esses exoplanetas, e os resultados foram publicados em um artigo no periódico científico The Astronomical Journal.

No centro desse sistema solar recém-descoberto na Via Láctea está TOI-1136, uma estrela anã localizada a mais de 270 anos-luz da Terra. Os pesquisadores estudam esse sistema desde 2019, quando usaram o TESS, o caçador de exoplanetas da NASA, para fazer a primeira estimativa das massas dos possíveis mundos. Saiba mais aqui.