A empresa Vessev quer proporcionar experiencias marítimas eficientes, suaves e silenciosas durante passeios no mar – tudo isso sem perder a sustentabilidade. A novidade da vez da companhia é um hidrofólio elétrico que “voa” na água e serve como atração turística para os corajosos.

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Hidrofólio elétrico é só a primeira atração da empresa

A Vessev, anteriormente chamada Seachange, é uma empresa jovem de Auckland, na Nova Zelândia.

Por lá, está testando seu carro-chefe: o VS-9, um hidrofólio elétrico projetado para operações comerciais e turísticas. Conheça o modelo:

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  • A embarcação fez sua estreia pública recentemente e promete “voar” na água em passeios suaves e silenciosos;
  • Para isso, ele conta com uma tecnologia de foiling já consolidada, usada inclusive em competições internacionais. Trata-se de criar um empuxo com a estrutura do hidrofólio de forma que ele se eleve acima do mar;
  • No caso da VS-9, a eficiência da técnica economiza até 95% do consumo de energia, além de permitir que o modelo vá mais longe e de forma suave;
  • Por enquanto, o hidrofólio da Vessev comporta dez passageiros e viaja a até 46 km/h, com um alcance de 92 km.
Modelo promete comportar 10 passageiros (Imagem: Vessev/Reprodução)

VS-9 vai virar balsa

Os planos da Vessev não param em um hidrofólio exclusivo para passeios.

A empresa fez uma parceria com a NetZero Maritime para tornar o modelo uma balsa de passageiros, na tentativa de colaborar com uma transição global para embarcações elétricas.

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Segundo o New Atlas, a eficiência do modelo é chave nisso.

Vessev tem planos para expandir operação do hidrofólio (Imagem: Vessev/Reprodução)

Em que pé está o teste do hidrofólio

O VS-9 já está sendo submetido a testes no mar de Auckland, com resultados promissores.

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Eric Laakmann, co-fundador e CEO da Vessev, afirmou que o hidrofólio elétrico tem controle o suficiente para lidar com ventos e mares mais agitados, mantendo o desempenho e eficiência.

Inclusive, para testar esse segundo ponto, o VS-9 está sendo testado ao lado de um modelo a gasolina, fazendo os mesmos movimentos e percorrendo a mesma distância. Ao final do dia, o custo de abastecimento do barco é 25 vezes maior do que a recarga do hidrofólio.

Agora, a empresa busca a certificação do modelo ante de começar as operações comerciais e turísticas.

A Vessev também revelou que já está trabalhando para escalar a tecnologia em barcos hidrofólios elétricos maiores, incluindo um navio chamado VS-18 que supostamente comportará 100 passageiros.