Astronautas da NASA estão treinando no deserto. Mas por quê?

Os trabalhos fazem parte da preparação para a missão Artemis 3, da NASA, programada para pousar na Lua em setembro de 2026
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 31/05/2024 12h08
treino-lua-1.png
Imagem: NASA/Josh Valcarcel
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O retorno da humanidade à Lua está mais próximo. Astronautas da NASA estão realizando treinamentos no deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Os trabalhos fazem parte da preparação para a missão Artemis 3, programada para pousar no satélite natural da Terra em setembro de 2026.

Leia mais

Astronauta Andre Douglas (à esquerda) revisa procedimentos de coleta de amostras, enquanto Kate Rubins (à direita) confere as ferramentas para o trabalho (Imagem: NASA/Josh Valcarcel)

Treinamento simulou condições que serão encontradas na missão

A agência espacial dos EUA divulgou as imagens do treinamento de astronautas realizado em maio deste ano. Nelas, aparecem Kate Rubins e Andre Douglas simulando uma caminhada espacial noturna.

As escolhas do local e do período noturno são baseadas nas condições que a equipe da NASA irá encontrar durante a missão. A região do polo sul da Lua é um local onde o Sol praticamente não aparece. Estar preparado para a escuridão é, por isso, fundamental.

As imagens foram capturadas em uma região acidentada chamada Campo Vulcânico de São Francisco. A área para onde os astronautas estão indo também é bastante acidentada. É uma região fortemente craterizada, repleta de rochas vulcânicas.

A astronauta Kate Rubins participou do treinamento no deserto (Imagem: NASA/Josh Valcarcel)

Lua pode servir como local de reabastecimento

  • Um dos objetivos da missão será procurar depósitos de gelo na Lua.
  • Segundo a NASA, os depósitos de gelo também podem servir como um recurso importante para a exploração, porque são compostos por hidrogênio e oxigênio que podem ser usados para combustível de foguetes ou sistemas de suporte à vida.
  • O satélite natural da Terra também pode servir como um depósito de combustível no futuro.
  • Especialistas acreditam que, depois de queimar grandes quantidades de combustível durante o lançamento das missões, as espaçonaves possam reabastecer em solo lunar para a realização de missões espaciais mais distantes.
  • Uma das possibilidades é que a Lua seja um ponto de partida para expedições futuras à Marte e outros planetas.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.