A NASA lançou com sucesso o primeiro de dois satélites climáticos projetados para estudar as emissões de calor nos polos da Terra. O lançamento ocorreu às 4h41 da manhã (horário de Brasília) deste sábado (19h41 no horário local).

A missão PREFIRE (Polar Radiant Energy in the Far-InfraRed Experiment) envolve dois CubeSats — tipo de satélite em miniatura — que coletarão dados sobre a quantidade de calor que o planeta irradia para o espaço a partir das regiões Ártica e Antártica. Esses dados melhorarão as previsões de perda de gelo, aumento do nível do mar e mudanças climáticas.

publicidade

Leia mais:

Detalhes do lançamento e objetivos da missão

  • O primeiro CubeSat da PREFIRE foi lançado no foguete Electron da Rocket Lab, a partir de Māhia, na Nova Zelândia.
  • Os controladores em terra estabeleceram comunicação com o satélite logo após o lançamento. Segunda a NASA, o segundo CubeSat será lançado nos próximos dias.
  • Ambos os CubeSats passarão por um período de verificação de 30 dias antes de iniciarem sua missão de 10 meses.
  • Cada CubeSat está equipado com um espectrômetro de infravermelho térmico, que utiliza espelhos e sensores avançados para medir comprimentos de onda de infravermelho.
  • A miniaturização desses instrumentos exigiu técnicas inovadoras de dimensionamento.
nasa lançamento missão prefire
O foguete Electron da Rocket Lab decolou do Complexo de Lançamento 1 em Māhia, Nova Zelândia, às 4h41 (horário de Brasília) de 25 de maio de 2024, transportando um pequeno satélite para a missão PREFIRE. (Imagem: Rocket Lab)

Importância dos dados da PREFIRE

A PREFIRE ajudará a preencher uma lacuna significativa na compreensão do balanço energético da Terra, particularmente a radiação de infravermelho distante emitida das regiões polares. Esta informação é crucial para melhorar os modelos climáticos e meteorológicos, o que pode ajudar a prever melhor os impactos do aquecimento global no gelo, nos mares e nos padrões climáticos.

publicidade
antártida
Renderização 3D foto realista da vista da Antártica a partir do espaço. (Imagem: HAKAN AKIRMAK VISUALS / Shutterstock.com)

A missão PREFIRE é uma colaboração entre a NASA e a Universidade de Wisconsin-Madison. O Jet Propulsion Laboratory da NASA gerencia a missão, e a Blue Canyon Technologies construiu os CubeSats. A Universidade de Wisconsin-Madison processará os dados coletados. Os serviços de lançamento foram fornecidos pela Rocket Lab USA Inc.