Os casos de dengue têm se alastrado pelo Brasil e com a crescente propagação do vírus, crescem também as dúvidas em relação ao contágio, tratamento, prevenção, formas de contaminação e também a respeito do próprio mosquito Aedes aegypti.

Imagens do mosquito-da-dengue são comuns em todos os meios de comunicação, para aprendermos a reconhecê-lo, como eliminá-lo e evitar sua reprodução. A seguir, saiba de algumas dicas de como identificar se um mosquito é de fato o Aedes aegypti.

publicidade

Leia mais:

Até meados do mês de maio, o Brasil chegou a mais de 5 milhões de casos de dengue só em 2024 . Ao todo, foram 5.100.766 casos suspeitos da doença, segundo o Ministério da Saúde. Em um país tropical como o nosso, a infinidade de tipos de mosquitos pode fazer com que tenhamos dúvida quando vemos um “elemento suspeito”.

publicidade
Ilustração para identificar o mosquito da dengue, Aedes Aegipt
(Imagem: Renata Mendes Gonçalves/Olhar Digital/DALL-E)

Como identificar o mosquito-da-dengue

Apesar de ser figurinha bem conhecida entre nós e famoso na mídia, o Aedes é bem discreto. Pequeno, silencioso e tem picada quase que indolor. O mosquito Aedes aegypti é menor do que os mosquitos comuns e tem as seguintes características:

  • Corpo preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas
  • Asas translúcidas
  • Ruído praticamente inaudível para os humanos
  • Menos de um centímetro de comprimento
  • Mais ativo em temperaturas mais amenas, como das 7h às 10h e das 16h às 19h
  • Coloração “zebrada” que facilita a sua identificação

Ele também é sensível à luz (fotofobia), tanto as larvas como o mosquito adulto. Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Uma das principais características da espécie é a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

publicidade

Como distinguir o mosquito-da-dengue de um pernilongo comum?

É mais fácil identificá-los quando estão parados, em repouso, mas você pode tentar reconhecê-los até mesmo se os observar voando ou picando uma pessoa. Preste atenção nos seguintes pontos:

1- Cores

Para identificar qual mosquito você está vendo é preciso observar primeiramente as cores, pois são bem diferentes. O site da Agência Brasil explica que ao contrário do Aedes aegypti, que possui o corpo preto e cheio de listras brancas, o pernilongo, por sua vez, tem uma coloração marrom uniforme.

publicidade

2- Tamanho

O mosquito-da-dengue é menor, com cerca de 3 a 4 milímetros. Já o pernilongo (Culex quinquefasciatus) é maior e possui de 5 a 7 milímetros. 

3- Hábitos

O mosquito-da-dengue costuma estar ativo e picar especialmente de manhã e no final da tarde, à luz do dia. É mais veloz e silencioso. O pernilongo prefere agir à noite, a partir das 18h e não é nada silencioso, é famoso e odiado por fazer um “zumbido” e incomodar as pessoas com seus ruídos à noite.  

4- Picada

A do pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Porém, a picada do mosquito-da-dengue não deixa marcas e também não provoca coceira no local. Isso se deve à saliva das fêmeas (são elas que picam), que possui uma espécie de anestésico, o que torna a picada praticamente imperceptível.

Fontes: Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), Agência Brasil e Ministério da Saúde.