Antes de ir para o espaço, os astronautas precisam enfrentar inúmeros testes, desde passar por ambientes onde a microgravidade é simulada ou aulas para operar os módulos e espaçonaves. No entanto, existe um teste em específico que não é muito comentado, e segundo as pessoas que já estiveram no espaço, é extremamente importante: o teste do coco e xixi.

Para quem tem pressa:

publicidade
  • No início, os astronautas precisavam usar sacos coletores para fazer xixi e cocô;
  • Em missões externas, era preciso usar um tipo de fralda;
  • Atualmente os astronautas usam uma mangueira a vácuo para fazer xixi e um pequeno vaso para o cocô.

Xixi e cocô nas primeiras missões

Segundo o IFLScience, na primeira missão da Apollo em que um homem foi enviado ao espaço, a NASA não planejou a forma como seu astronauta iria ao banheiro. Isso porque, devido ao pouco tempo de missão, pensava-se que o tripulante poderia “segurar”. No entanto, com o atraso de lançamento, ele teve que ficar horas na espaçonave e fazer xixi sozinho.

Nas missões de maior duração a NASA precisou pensar em um jeito dos astronautas fazerem suas necessidades. Para o xixi, os tripulantes, que na época eram todos homens, precisavam inserir o pênis em um tubo de um saco coletor com uma extremidade de borracha parecido com um preservativo, e para o cocô, o saco era posicionado com o dedo.

publicidade

Para viagens em que era preciso ir para fora da astronave, como a Lua, era usado um par de cuecas de material absorvente debaixo da roupa de resfriamento líquido, chamada sistema de contenção fecal (FCS), um jeito chique de dizer fraldas.

Nesse momento Neil Armstrong estasa usando um tipo de fralda (Crédito: NASA/Divulgação)
Nesse momento, Neil Armstrong estava usando um tipo de fralda (Crédito: NASA/Divulgação)

Leia mais:

publicidade

O banheiro da Estação Espacial Internacional

Felizmente as coisas avançaram, pelo menos para missões em espaçonaves. Na verdade, a mais recente tecnologia de banheiro usada na Estação Espacial Internacional custou cerca de 23 milhões de dólares.

O grande problema de um banheiro no espaço é a microgravidade. Na Terra, o xixi e cocô são direcionados para baixo devido à gravidade, sem ela ou alguma força externa atuando, eles tendem a ficar flutuando, o que seria bem nojento. 

publicidade

Num vídeo publicado no YouTube, o astronauta Chris Cassidy explicou como funciona o banheiro da ISS. Para o xixi é utilizado uma mangueira de vácuo enquanto o cocô é feito em um vaso sanitário com uma pequena abertura onde existe um fluxo de ar impedindo que tudo voe.

Em resposta ao Metro, o astronauta José Moreno Hernández brincou ser preciso ter uma boa mira para ir ao banheiro no espaço, e antes de chegarem a ISS, os tripulantes são obrigados a passarem por um teste de xixi e cocô.

E não estou brincando, há uma aula — fazemos o penico 101. Você faz uma aula sobre como ir ao banheiro e eles não vão te avaliar até que você possa fazer o número um e o número dois.

José Moreno Hernández