Os robôs já fazem parte das forças armadas mundiais. Mas uma novidade apresentada pela China durante exercícios militares realizados em conjunto com o Camboja nos últimos dias chamou a atenção. O país apresentou um cão-robô militar equipado com um fuzil.

Leia mais

publicidade
Cão-robô militar chinês em ação (Imagem: YouTube/CCTV)

Cão-robô militar pode substituir soldados no campo de batalha

A tecnologia foi apresentada em um vídeo publicado no YouTube pelo canal da Televisão Central da China (CCTV). Os militares não deram maiores detalhes sobre o poder de fogo do robô.

De acordo com a imprensa estatal chinesa, o equipamento pode ser utilizado também na versão sem armas. Os robôs são operados por controle remoto, têm autonomia de bateria de até quatro horas e podem se mover para frente, para trás, pular, agachar, planejar rotas e mais.

publicidade

No vídeo, um dos militares chineses diz que a tecnologia poderá substituir soldados humanos em operações urbanas ou no campo de batalha futuramente. O cão-robô pode ser utilizado em atividades de reconhecimento de áreas, assim como na identificação e ataque contra alvos selecionados.

Veja abaixo o cão-robô militar em operação:

Imagens: YouTubr/Televisão Central da China (CCTV)

Exército dos EUA também testa equipamento parecido

  • Apesar da tecnologia ter despertado muita curiosidade, esta não é a primeira vez que um cão-robô equipado com um rifle é apresentado.
  • Em 2021, a Ghost Robotics apresentou seu protótipo criado em parceria com a Sword Defense.
  • Três anos depois do equipamento ser revelado pela empresa norte-americana, as forças armadas dos EUA começaram a testar o cão-robô militar.
  • Até então, o exército do país só tinha realizado atividades com exemplares sem armas.