OpenAI bloqueou cinco tentativas de uso indevido de sua IA 

Segundo empresa, operações secretas tentaram usar tecnologia da empresa para "atividades enganosas" 
Tamires Ferreira31/05/2024 18h14, atualizada em 11/07/2024 16h36
OpenAI
(Imagem: TY Lim / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI revelou na quinta-feira (30) que interrompeu ao menos cinco operações secretas de influência que tentaram usar seus modelos de inteligência artificial (IA) para “atividades enganosas” na Internet. Segundo a empresa, a tecnologia foi utilizada para criar comentários curtos, artigos em vários idiomas e biografias inventadas para contas de mídia social. 

O que você precisa saber: 

  • Conforme a Reuters, a atividade suspeita foi observada pela equipe de segurança da empresa nos últimos três meses; 
  • As campanhas falsas se concentravam em questões como a invasão da Ucrânia pela Rússia, o conflito em Gaza, as eleições indianas e a política na Europa e nos Estados Unidos; 
  • As operações enganosas foram uma “tentativa de manipular a opinião pública ou influenciar resultados políticos”, afirmou a OpenAI em comunicado; 
  • O relatório é o mais recente a suscitar preocupações de segurança sobre o potencial uso indevido de IA generativa, que pode criar de forma rápida, fácil e automática textos, imagens e áudio semelhantes aos humanos. 

Leia mais! 

A startup acrescentou que as operações não usaram apenas material gerado por IA, mas incluíram textos escritos manualmente e memes copiados da Internet. 

Vale lembrar que, recentemente, a Meta também divulgou um relatório de segurança anunciando ter encontrado conteúdo “provavelmente gerado por IA” usado de forma enganosa em suas plataformas Facebook e Instagram. Os temas relacionados eram os mesmos, com foco para a guerra em Gaza e política dos EUA. 

OpenAI formando nova equipe de segurança 

A OpenAI também anunciou este mês que os projetos com IA da startup passarão a ter uma nova equipe responsável para garantir a produção segura das tecnologias. A equipe será liderada diretamente por Sam Altman, CEO da companhia. Entenda a mudança aqui

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: