Desenhos feitos em pedra pelos antigos romanos foram localizados por arqueólogos entre as ruínas da cidade de Pompeia. As imagens mostram cenas típicas da vida da população. Entre elas, as famosas lutas de gladiadores.

Leia mais

publicidade
Desenho de cerca de dois mil anos mostra gladiadores lutando com animais (Imagem: reprodução/Parque Arqueológico de Pompeia)

Violência fazia parte da vida das crianças romanas

Os desenhos foram feitos a carvão por crianças romanas de aproximadamente seis anos. Eles foram encontrados no Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália.

Os pesquisadores afirmam que as descobertas sugerem que até mesmo os menores de idade visitavam os anfiteatros para assistir aos espetáculos sangrentos da época. Isso indica que a violência fazia parte da vida romana desde o início.

publicidade

Segundo o estudo, publicado no Excavations e-Journal de Pompeia, vários trabalhos recentes destacaram uma ligação entre a exposição precoce a imagens e filmes violentos e altos níveis de agressão na adolescência e na vida adulta. Por isso, essas imagens apontam que lutas de gladiadores e outros espetáculos típicos romanos tiveram grande impacto na sociedade do período.

Desenhos foram feitos por crianças romanas (Imagem: reprodução/Parque Arqueológico de Pompeia)

Outras descobertas

  • Junto com os desenhos, as escavações recentes identificaram os restos mortais de um homem e uma mulher na Casa dos Pintores no Trabalho.
  • O local ganhou esse nome por estar cheia de potes de tinta e tigelas de mistura, o que pode indicar que os trabalhadores fugiram da casa quando a erupção do vulcão Vesúvio aconteceu, em 79 d.C.
  • A cidade romana e assentamentos próximos foram completamente destruídos e milhares de pessoas morreram na oportunidade.
  • A tragédia, no entanto, permitiu uma série de descobertas da vida cotidiana na Roma antiga.