Nvidia revela data de lançamento para nova plataforma de chips de IA; veja 

Chamado Rubin, família de chips incluirá novos gráficos (GPU) e processadores centrais (CPU) 
Tamires Ferreira02/06/2024 18h07
nvidia
(Imagem: Below the Sky / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Jensen Huang, presidente da Nvidia, anunciou neste domingo (2) que sua nova plataforma de chips de inteligência artificial (IA) de próxima geração se chamará Rubin e será lançada em 2026. Conforme relatado pela Reuters, o diretor deu poucos detalhes sobre o produto, que incluirá uma nova família de gráficos (GPU) para alimentar aplicativos de IA e processadores centrais (CPU) nomeados como Versa. 

O que você precisa saber: 

  • O anúncio foi realizado por Huang na Universidade Nacional de Taiwan, em Taipei, como parte da feira Computex; 
  • O chefe da Nvidia acrescentou ainda que a empresa agora planeja lançar uma nova família de chips de IA todos os anos, acelerando seu cronograma de lançamento anterior de aproximadamente a cada dois anos; 
  • Dominando cerca de 80% do mercado de chips de IA, a Nvidia ocupa uma posição única, tanto como a maior facilitadora quanto como beneficiária do crescente desenvolvimento da IA; 
  • A empresa já é, inclusive, a maior beneficiária do aumento na adoção de aplicativos de IA. Após anúncio com lançamentos de novos chips e divulgação de resultados trimestrais, as ações da big tech dispararam, aproximando a companhia da Apple como segunda empresa mais valiosa do mundo. 

Leia mais!

Vale lembrar que, durante evento em maio, em conferência anual para desenvolvedores, a Nvidia lançou um novo chip de IA chamado pela empresa de “o chip mais poderoso” para a tecnologia emergente, além de uma plataforma 6G e outra plataforma para ‘alimentar’ robôs humanoides com IA. 

Com tantas novidades relacionadas ao entusiasmo em torno da IA, a fabricante de chips vive uma escalada que tem impulsionado o valor da empresa em tempo recorde, conforme avaliação de analistas. 

A dependência de praticamente todos os aplicativos de inteligência artificial, como ChatGPT da OpenAI, na Nvidia, ajudaram as ações da big tech a quase triplicar de valor no ano passado, indo para US$ 2,7 trilhões este ano. A empresa superou expectativas no último trimestre e teve salto de mais de 600% em lucro. Saiba mais aqui

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.