Uma nave espacial da China lançou mais um objeto desconhecido na órbita da Terra. O primeiro a identificar a atividade recente da espaçonave – o avião orbital experimental Shenlong, que significa “dragão divino” em chinês – foi Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Nave espacial chinesa ejeta mais um objeto desconhecido na órbita da Terra

  • A nave espacial chinesa Shenlong lançou outro objeto desconhecido na órbita da Terra, identificado pela Força Espacial dos Estados Unidos como 59884. A atividade foi observada pelo astrônomo Jonathan McDowell;
  • McDowell sugere que o objeto pode ser um subsatélite ou hardware ejetado antes do fim da missão. Outra hipótese é que a nave esteja testando manobras de proximidade e recaptura, como em missões anteriores;
  • Esta é a terceira missão da Shenlong, lançada em 14 de dezembro de 2023. Durante esta missão, a nave já ejetou seis objetos misteriosos que emitiam sinais e realizou manobras para alterar sua órbita;
  • A missão do Shenlong inclui a verificação de tecnologia reutilizável e experimentos de ciência espacial. Acredita-se que a nave espacial seja semelhante à X-37B dos EUA, com potencial para reduzir custos e aumentar a frequência de missões.

O novo objeto foi catalogado como 59884 pela Força Espacial dos Estados Unidos, segundo o SpaceNews. O Shenlong está em órbita há 168 dias.

publicidade
Terra vista do espaço
(Imagem: Governo dos EUA)

Leia mais:

“Esse objeto pode ser um subsatélite [pequena espaçonave que realiza uma tarefa específica] sendo implantado, ou pode ser um pedaço de hardware ejetado antes do fim da missão e da reentrada na atmosfera (o primeiro voo do avião espacial fez algo semelhante)”, escreveu McDowell numa postagem no X (antigo Twitter). “Será interessante ver se o avião faz manobras ou aterrissa em breve.”

publicidade

Outra possível explicação é que a nave espacial chinesa liberou o objeto para testes de manobras de proximidade e recaptura. Seriam testes similares aos realizados durante seu segundo voo, que foi lançado em 2022 e ficou 276 dias em órbita.

Mais um objeto desconhecido ejetado da nave espacial chinesa

O aviao espacial Shenlong, da China, pouco antes de ser lançado, no dia 14 de dezembro de 2023 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

A Shenlong está em sua terceira missão. A nave foi lançada a bordo de um foguete a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em 14 de dezembro de 2023.

publicidade

Este não é o primeiro objeto ejetado do Shenlong durante esta missão. Quatro dias após seu lançamento, a espaçonave experimental colocou seis objetos misteriosos na órbita da Terra que pareciam emitir sinais. A nave espacial também realizou manobras para alterar sua órbita durante este terceiro voo.

Embora a China mantenha sigilo em torno da Shenlong, um relatório sobre o lançamento sugeriu que a missão realizaria a verificação de tecnologia reutilizável e experimentos de ciência espacial para fornecer suporte técnico para o uso pacífico do espaço, segundo o SpaceNews.

publicidade

Apesar da falta de imagens ou descrições da espaçonave, acredita-se que a Shenlong seja semelhante em tamanho e função ao avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA. Ambas as espaçonaves reutilizáveis oferecem potencial para redução de custos e aumento na frequência de missões futuras.