Você pode até não gostar do Tinder. Achar que os homens que estão lá são tóxicos. Que tem muito perfil fake na plataforma. Que o público que usa piorou. Ou que existem aplicativos de namoro melhores.

Você pode achar tudo isso (ou algumas coisas disso), mas uma coisa é inegável: ninguém inventou até hoje um sistema melhor para dar like ou dislike. Gostou? Arrasta para a direita. Não gostou? Arrasta para a esquerda.

publicidade

É simples, prático e intuitivo. E é tão bom que foi replicado por diversos concorrentes. E agora pela Meta, a dona do Facebook e do Instagram.

Leia mais

publicidade

A empresa de Mark Zuckerberg resolveu incorporar essa ferramenta ao Threads, o seu concorrente do X (antigo Twitter).

O anúncio foi feito na rede social pelo chefe do Threads e do Instagram, Adam Mosseri, que explicou como vai funcionar em uma breve postagem.

publicidade

“Usaremos esses sinais para mostrar mais postagens como aquelas que você desliza para a direita e menos aquelas que você desliza para a esquerda. Espero que isso ajude você a encontrar mais postagens de seu interesse”, escreveu ele.

Apenas no feed

  • É o que Mosseri disse: curtiu uma postagem? Arrasta para a direita.
  • Não curtiu? Arrasta para a esquerda.
  • A novidade parece muito promissora, principalmente pela promessa de alimentar o algoritmo.
  • Você “treina” o seu Threads a te entregar o conteúdo que mais gosta de uma forma rápida e intuitiva.
  • O que Mosseri não explicou é que o “arrasta para o lado” só funciona no feed, o que pode gerar uma pequena dificuldade no começo.
  • Serão necessários movimentos atentos para arrastar para cima e para baixo (para fazer correr o feed), e para os lados (para dar like ou dislike).
  • Uma coisa que ajuda são os ícones de coração ou olho riscado, que vão dar uma ideia do que você está fazendo.
  • Vale reforçar que, se você está visualizando uma postagem única, o recurso não vai funcionar – apenas no feed.
O Threads vem seguindo de perto o ainda líder de mercado X (antigo Twitter) – Imagem: Olhar Digital/ Matheus Chaves

Rede em ascensão

O Threads atingiu a importante marca de 150 milhões de usuários em abril deste ano. Foram 20 milhões de pessoas a mais em um período de aproximadamente 2 meses – e eu conheço algumas delas.

publicidade

Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, a plataforma está seguindo a trajetória esperada e, se permanecer assim, deve ser o próximo app da empresa a bater a marca de bilhões de usuários.

Essa alta ocorre em um momento no qual o seu maior concorrente patina. O X (antigo Twitter) vem perdendo adeptos desde que o bilionário Elon Musk comprou a marca.

Polêmico, Musk vem colecionando crises à frente da rede social. Ele começou a cobrar pelo selo de verificação, brigou com o Supremo Tribunal Federal aqui do Brasil e, recentemente, considerou os termos ‘cis’ e ‘cisgênero’ como calúnia.

Esse tipo de comportamento tem afastado uma parte expressiva do público, que passou a usar o Threads.

As informações são do Mashable.