Threads adiciona recurso do Tinder para competir com X

Novidade foi anunciada pelo chefe da rede social, Adam Mosseri; plataforma vem crescendo nos últimos meses e se aproxima do X (antigo Twitter)
Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares 04/06/2024 12h13
Logo do Threads exibido em tela de celular colocado na frente de monitor exibindo ilustração sobre Threads
(Imagem: rafapress/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você pode até não gostar do Tinder. Achar que os homens que estão lá são tóxicos. Que tem muito perfil fake na plataforma. Que o público que usa piorou. Ou que existem aplicativos de namoro melhores.

Você pode achar tudo isso (ou algumas coisas disso), mas uma coisa é inegável: ninguém inventou até hoje um sistema melhor para dar like ou dislike. Gostou? Arrasta para a direita. Não gostou? Arrasta para a esquerda.

É simples, prático e intuitivo. E é tão bom que foi replicado por diversos concorrentes. E agora pela Meta, a dona do Facebook e do Instagram.

Leia mais

A empresa de Mark Zuckerberg resolveu incorporar essa ferramenta ao Threads, o seu concorrente do X (antigo Twitter).

O anúncio foi feito na rede social pelo chefe do Threads e do Instagram, Adam Mosseri, que explicou como vai funcionar em uma breve postagem.

“Usaremos esses sinais para mostrar mais postagens como aquelas que você desliza para a direita e menos aquelas que você desliza para a esquerda. Espero que isso ajude você a encontrar mais postagens de seu interesse”, escreveu ele.

Apenas no feed

  • É o que Mosseri disse: curtiu uma postagem? Arrasta para a direita.
  • Não curtiu? Arrasta para a esquerda.
  • A novidade parece muito promissora, principalmente pela promessa de alimentar o algoritmo.
  • Você “treina” o seu Threads a te entregar o conteúdo que mais gosta de uma forma rápida e intuitiva.
  • O que Mosseri não explicou é que o “arrasta para o lado” só funciona no feed, o que pode gerar uma pequena dificuldade no começo.
  • Serão necessários movimentos atentos para arrastar para cima e para baixo (para fazer correr o feed), e para os lados (para dar like ou dislike).
  • Uma coisa que ajuda são os ícones de coração ou olho riscado, que vão dar uma ideia do que você está fazendo.
  • Vale reforçar que, se você está visualizando uma postagem única, o recurso não vai funcionar – apenas no feed.
O Threads vem seguindo de perto o ainda líder de mercado X (antigo Twitter) – Imagem: Olhar Digital/ Matheus Chaves

Rede em ascensão

O Threads atingiu a importante marca de 150 milhões de usuários em abril deste ano. Foram 20 milhões de pessoas a mais em um período de aproximadamente 2 meses – e eu conheço algumas delas.

Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, a plataforma está seguindo a trajetória esperada e, se permanecer assim, deve ser o próximo app da empresa a bater a marca de bilhões de usuários.

Essa alta ocorre em um momento no qual o seu maior concorrente patina. O X (antigo Twitter) vem perdendo adeptos desde que o bilionário Elon Musk comprou a marca.

Polêmico, Musk vem colecionando crises à frente da rede social. Ele começou a cobrar pelo selo de verificação, brigou com o Supremo Tribunal Federal aqui do Brasil e, recentemente, considerou os termos ‘cis’ e ‘cisgênero’ como calúnia.

Esse tipo de comportamento tem afastado uma parte expressiva do público, que passou a usar o Threads.

As informações são do Mashable.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.