O Windows 11 foi lançado em outubro de 2021 e de lá para cá já conta com duas versões diferentes do sistema operacional, sendo a Home e a Pro. Enquanto um software deve atender a grande maioria dos usuários, e outro costuma ser indicado para quem precisa de recursos avançados na gestão de empresas. A seguir, saiba qual a diferença entre o Windows Home e Pro, e veja qual o melhor para você.

Leia mais:

publicidade

Por que há diferentes versões do Windows 11?

windows 11 microsoft
Divulgação: Microsoft

Como já explicamos, cada versão do Windows 11 é indicada para um público-alvo diferente, que necessita de diferentes recursos para suas rotinas de trabalho ou estudo. Alinhado a isso, nem todos os computadores possuem um suporte para as versões mais robustas, então, também é algo a ser considerado antes de instalar qualquer uma das versões.

Dessa forma, a Microsoft criou cada versão apenas para atender públicos diferentes. Enquanto o Windows 11 Home é indicado para usuários que utilizam o PC para navegação e estudo, o Windows 11 Pro é designado para estações de trabalho e educação em grandes empresas.

publicidade

Qual diferença entre o Windows 11 Home e Pro?

painel de widgets no windows 11
Reprodução: Make Use Of

De início, é importante falar que a versão Home já vem instalada de fábrica no seu computador. Por isso, se desejar um update para a versão Pro, é necessário pagar a mais para adquirir os recursos desta versão.

No Windows 11 Home, você tem acesso a todos os recursos que são esperados, como os aplicativos do pacote Microsoft Office (como Word, Excel, e PowerPoint), sistema de controle parental, o programa de Inicialização Segura, criptografia, o Copilot e muito mais.

publicidade

Já no Windows 11 Pro, você tem todos os recursos citados acima e a adição de vários outros sistemas. É possível citar recursos mais avançados de criptografia (BitLocker), ferramentas que facilitam o gerenciamento de negócios, o programa Hyper-V para criação e manutenção de máquinas virtuais, o Windows Sandbox para realizar testes e executar softwares em ambientes isolados, etc.

Também vale citar que o Windows 11 Home não aceita mais as contas locais, que eram criadas apenas para acessar o PC e não estavam conectadas à internet. Agora, você precisa, obrigatoriamente, logar com uma conta Microsoft. Já na versão Pro, as contas locais ainda são suportadas.

publicidade

Qual eu devo usar?

Se durante sua rotina (de trabalho, estudo e navegação na web) não for necessária a instalação de ferramentas específicas, como os já citados BitLocker Hyper-V e Windows Sandbox, então o Windows 11 Home deve ser o suficiente para você.

No entanto, se você está à frente de uma empresa e o seu computador precisa de um sistema de hardware mais robusto (como 2 TB de RAM e CPU dupla com um total de 128 núcleos) e de programas específicos para criar e gerir máquinas virtuais, então o Windows 11 Pro será o mais indicado.

Com informações de Make Use Of.