Já podemos adicionar mais um malefício ao consumo exagerado de sal: cientistas descobriram que sódio em excesso pode prejudicar seu microbioma intestinal. Em um estudo publicado na Hypertension, pesquisadores dos Estados Unidos e de Londres descobriram que comer sal demais pode fazer com que os micróbios benéficos em nosso intestino sejam suprimidos.

Entenda:

publicidade
  • Cientistas descobriram que consumir sal em excesso pode prejudicar o microbioma intestinal;
  • O sódio pode suprimir micróbios benéficos do intestino e dificultar a regulação da pressão arterial;
  • Os compostos benéficos do intestino são importantes na redução de inflamações e na saúde metabólica em geral;
  • Muito além do sal de cozinha, o sódio está presente em alimentos ultraprocessados consumidos no dia a dia – como frios, pães e macarrão instantâneo;
  • Os pesquisadores alertam para a diminuição de micróbios saudáveis no intestino, o aumento de micróbios nocivos, a redução da diversidade de micróbios e a diminuição dos ácidos graxos de cadeia curta;
  • O estudo foi publicado na Hypertension.
sal
Sal demais perturba microbioma intestinal. (Imagem: Soho A Studio/Shutterstock)

A perturbação dos organismos intestinais é um dos fatores responsáveis pela hipertensão, já que os micróbios ajudam a manter a pressão arterial regulada. E, como explica a equipe no estudo, pessoas que consomem menos sódio produzem mais compostos benéficos – importantes na redução de inflamações e na saúde do metabolismo em geral.

Leia mais:

publicidade

Você pode estar consumindo sal demais sem perceber

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para um consumo saudável, o adulto médio deve ingerir menos de 2 gramas de sódio por dia. Mas o perigo não está apenas no sal de cozinha: muitas vezes, acabamos consumindo sal demais sem perceber através de alimentos ultraprocessados – como frios, pães e o famoso macarrão instantâneo.

Macarrão instantâneo possui sódio em excesso. (Imagem: OlegRi/Shutterstock)

Assim, acabamos alterando diretamente o funcionamento do nosso microbioma intestinal e, por consequência, aumentando as chances de um ataque cardíaco ou derrame. “As relações entre ingestão de sódio, ácidos graxos fecais de cadeia curta e pressão arterial fornecem informações importantes sobre a causa da hipertensão”, escreve a equipe no estudo.

publicidade

Entre os efeitos do consumo excessivo de sal, os pesquisadores também destacam a diminuição da quantidade de micróbios saudáveis no intestino, o crescimento do número de micróbios nocivos, a redução da diversidade de micróbios e a diminuição dos ácidos graxos de cadeia curta, que contribuem para a regulação do trânsito intestinal.