Vídeo: conheça o primeiro robô humanoide a escalar a Grande Muralha

XBot-L, da Robot Era, é considerado um dos humanoides em desenvolvimento mais avançado devido experiências fora de laboratório 
Por Tamires Ferreira, editado por Bruno Capozzi 05/06/2024 15h30, atualizada em 07/06/2024 20h57
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após a 1X e OpenAI divulgarem atualizações em seu robô humanoide, a Robot Era chegou desbancando o projeto mostrando que, enquanto o protótipo americano limpa meses e busca água, o XBot-L chinês realiza atividades externas bem mais complexas, como escalar a Grande Muralha. De acordo com a empresa, que divulgou um vídeo da experiência, seu robô se tornou esta semana o primeiro a conquistar tal feito. 

Para quem tem pressa: 

  • O XBot-L, da Robot Era, tornou-se o primeiro a escalar a Grande Muralha da China; 
  • Isso coloca o humanoide como um dos projetos mais avançados do mercado, já que a maioria dos robôs continua sendo testada em laboratórios ou trabalhando em fábricas, e não escalando trilhas turísticas; 
  • Conforme o New Atlas, o robô não se compara em velocidade ao H1 lançado pela empresa chinesa Unitree, mas teve sucesso em lidar com pavimentos quebrados e superfícies irregulares; 
  • Ele também conseguiu subir escadas com facilidade, e até realizou movimentos de tai-chi quando chegou a uma das torres de guarda da muralha. 

Leia mais! 

Algoritmos RL [aprendizagem por reforço] perceptivos ajudam a fortalecer a capacidade perceptiva e de tomada de decisão do robô diante de terrenos desconhecidos. O robô pode, assim, reconhecer condições complexas da estrada e ajustar sua postura de caminhada em tempo hábil.

Yue Xi, cofundador da Robot Era, em comunicado. 

Confira abaixo o vídeo: 

O feito do XBot-L ocorre logo após a 1X e a OpenAI anunciarem novos recursos baseados em uma interface de linguagem natural que ampliou o entendimento do dispositivo em modo grupo. O protótipo agora realiza tarefas simples a partir de novos comandos de voz, e apenas uma ordem pode ativar todos os robôs (ligados pelo mesmo sistema neural).  

Também em vídeo, a 1X mostrou eles compreendendo e se dividindo em uma força tarefa da limpeza após um comando, enquanto um limpava respingos em uma mesa, outro pegava roupas do chão e um terceiro até buscava água. Veja mais aqui

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.