Meta é multada na Itália por práticas comerciais desleais 

Reguladora antitruste do país acusou empresa de não informar usuários adequadamente sobre uso de dados
Tamires Ferreira05/06/2024 12h40
meta
Imagem: QubixStudio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A agência reguladora antitruste da Itália, AGCM, multou a Meta nesta quarta-feira (5) por práticas comerciais desleais que envolvem o uso de dados para fins de publicidade. Conforme relatado pela Reuters, o órgão apontou que os usuários do Instagram não estão sendo devidamente informados sobre o tratamento de seus dados pessoais, infringindo as leis antitruste do país. 

O que você precisa saber: 

  • A AGCM apontou também que os usuários do Facebook e Instagram não receberam informações adequadas sobre como poderiam contestar a suspensão de contas; 
  • O valor da multa aplicado não foi revelado pela agência ou pela Meta; 
  • O órgão atualizou que a big tech foi notificada e já está avaliando as questões indicadas. 

Leia mais! 

Em comunicado, a Meta disse discordar dos apontamentos da AGCM, contudo, está “a avaliar as nossas opções”. 

A companhia acrescentou que desde agosto de 2023 implementou várias mudanças para os usuários italianos que atendem às preocupações da autoridade, incluindo maior transparência sobre como a empresa usa os dados para mostrar publicidade no Instagram. 

Um prazo para a Meta recorrer, ou suas opções ante a multa, não foi divulgado. 

Meta na Europa 

Não apenas na Itália, a Meta também tem sido alvo da União Europeia no que diz respeito a condições de concorrência equitativas aos rivais. A big tech, junto com Apple e Google, tornou-se a primeira empresa a ser investigada por possíveis violações da Lei de Mercados Digitais (DMA), umas das legislações mais rígidas da UE e que está em vigor desde 6 de março. Entenda melhor aqui

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.