Você já deve ter ouvido falar, mas pouca gente sabe o significado da palavra zoonoses. São, resumidamente, as doenças transmitidas de animais para humanos. Elas podem ser virais, bacterianas ou parasitárias. A regra é que esses organismos estejam no animal e tenham capacidade de infectar a gente.

Alguns exemplos de zoonoses mais famosas são a dengue (que pegamos pela picada do mosquito Aedes aegytpi), a Doença de Chagas (transmitida pelas fezes do barbeiro), a leptospirose (que passa pelo xixi do rato) e até mesmo a peste, que varreu a Europa na Idade Média (os homens pegavam a doença após serem picados por pulgas infectadas, mas a peste é originária dos roedores).

publicidade

Posso ficar horas listando zoonoses famosas. Só para falar mais algumas, temos ainda a gripe aviária, o vírus Ebola e a raiva. Vale destacar que a comunidade científica também acredita fortemente que a Covid-19 tenha surgido a partir de um animal (um morcego ou um cão-guaxinim), mas ainda não há um veredito sobre o caso.

Leia mais

publicidade

Toda essa introdução serviu para trazer um novo caso de zoonose registrado pelos CDCs, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. De acordo com o órgão, uma família inteira foi infectada por vermes parasitas após o consumo de um espeto de carne de urso mal cozida.

O episódio aconteceu no estado da Dakota do Sul em 2022, mas veio a público apenas agora.

publicidade
As pessoas costumam pegar vermes parasitas quando não cozinham direito a proteína animal – Imagem: srisakorn wonglakorn/Shutterstock

O que sabemos sobre a doença

  • Ao todo, 6 integrantes dessa família pegaram a infecção, incluindo uma menina de 12 anos.
  • O nome da doença é triquinelose.
  • Trata-se uma infecção geralmente causada pela ingestão de carne crua ou não cozida contaminada com o parasita triquinela, um tipo de lombriga.
  • Os principais sintomas são febre, fortes dores musculares e inchaço ao redor dos olhos.
  • Um homem foi ao hospital justamente com esses sintomas, e assim começou a investigação que levou à descoberta do caso.
  • Ele contou que um parente dele caçou um urso pardo no Canadá e levou a carcaça do animal para os Estados Unidos.
  • Instruíram o caçador a deixar a carne no freezer, onde ela ficou por um mês.
  • Disseram que o frio mataria todos os vermes e parasitas que poderiam haver nela.
  • O que eles não sabiam é que a triquinela é resistente ao frio.
  • Fizeram, então, um churrasco em família, serviram a carne de urso mal passada e o resto é história.

Precisamos nos preocupar com uma pandemia?

A resposta é não. As pandemias são normalmente ocasionadas por vírus, que são transmitidos mais facilmente. A Covid-19, por exemplo, passava de pessoa para pessoa e por via aérea. A triquinelose, por sua vez, é uma doença parasitária – e ninguém fica comendo carne crua de urso por aí.

Não existe o risco de uma pandemia de triquinelose – Imagem: Manoej Paateel/Shutterstock

Nos EUA, são raríssimos os relatos dessa enfermidade – e a maioria dos episódios são similares a esse último – ou seja, ligado à carne de caça.

publicidade

De janeiro de 2016 a dezembro de 2022, os CDCs contabilizaram apenas sete surtos de triquinelose no país. E foram surtos bem pequenos e contidos, com apenas 35 casos contabilizados.

Falando em números, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo tem informações interessantes sobre as zoonoses.

De acordo com a entidade, que cita a Organização Mundial da Saúde (OMS), três a cada cinco novas doenças humanas que aparecem por ano são de origem animal.

O Conselho afirma ainda que existem mais de 200 tipos de zoonoses e que mais de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem nos bichos.

As informações são do UOL.