Carro voador sem piloto: esse é o mais novo investimento da Joby Aviation

A Joby, que produz aeronaves elétricas, adquiriu startup que fabricava o que podemos chamar de "carro voador" sem piloto
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 07/06/2024 18h58
joby
Imagem: ARVD73/Shutterstock
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A Joby Aviation, empresa de aviação elétrica, adquiriu a divisão de autonomia da Xwing, uma startup de aviação que trabalha em projetos de táxis aéreos sem piloto há vários anos. Não foram divulgados os temos do acordo, mas a negociação envolveu ações da Joby. As informações são do The Verge.

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Os táxis aéreos elétricos da Joby ainda estão a alguns anos do lançamento, mas a empresa afirma que quer se posicionar para aproveitar as vantagens do voo autônomo quando a tecnologia estiver pronta para aplicação comercial.

A Xwing, fundada em 2016, realizou 250 voos de teste autônomos com os seus chamados “carros voadores”, bem como 500 pousos automáticos.

A aquisição também poderá ajudar Joby a expandir seus negócios com o Departamento de Defesa, que é parceiro da empresa elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) desde 2016. O Pentágono tem estado de olho nos eVTOLs e sua autonomia como uma potencial maneira viável de melhorar a segurança das suas missões.

Joby busca crescer no mercado de eVTOLs

  • A Xwing é a última startup a ser absorvida pela Joby, que está trabalhando para solidificar sua liderança no nas crescentes demandas de eVTOLs
  • No início deste ano, Joby assinou um acordo para lançar um serviço de táxi aéreo em Dubai em 2026.
  • A companhia ainda realizou recentemente alguns voos de exibição em Manhattan e planeja começar a transportar passageiros comerciais em cidades como Nova York e Los Angeles em 2025.
Táxi aéreo evtol
Táxis aéreos sem condutor podem ser uma realidade no futuro (Imagem: Joby Aviation)

A aeronave totalmente elétrica da Joby tem seis rotores e cinco assentos, incluindo o piloto. O veículo pode decolar verticalmente, como um helicóptero, e então passar para o vôo para frente usando rotores inclinados.

A empresa diz que a aeronave pode atingir uma velocidade máxima de 320 km/h, viajar 240 quilômetros com uma única carga de bateria e é 100 vezes mais silencioso que uma aeronave convencional. A Joby, inicialmente, não planeja lançar os táxis aéreos com condução autônoma.

“A aeronave que estamos certificando terá um piloto totalmente qualificado a bordo”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, em comunicado, “mas reconhecemos que uma futura geração de aeronaves autônomas desempenhará um papel importante no desbloqueio de nossa visão de tornar a mobilidade aérea limpa e rentável o mais acessível possível.”

A Joby quer se fortalecer no mercado de EVTOLs – Imagem: divulgação/Joby Aviation
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.