O fundo do mar está repleto de mistérios e criaturas estranhíssimas. Na zona de Clarion-Clipperton, no Oceano Pacífico, entre o México e o Havaí, cientistas descobriram animais até então desconhecidos e que vivem na escuridão permanente.

Leia mais

publicidade

Fundo do mar é pouco conhecido

  • Segundo pesquisadores, apenas uma em cada dez espécies que vivem nas profundezas do oceano é conhecida pela ciência.
  • Abaixo de uma certa profundidade, as águas tornam-se extremamente hostis à vida de uma forma geral.
  • A pressão é gigantesca e a luz do Sol não chega.
  • Além disso, para se alimentar, a maioria dos organismos que vivem no fundo do mar dependem da matéria orgânica que desce de partes mais altas do oceano.
  • Isso significa que muitos animais que vivem na região são filtradores.
  • Estas condições criam seres diferentes do que estamos acostumados a ver.
Pepino-do-mar transparente (Imagem: SMARTEX)

Novos animais descobertos

Para realizar as descobertas, uma equipe da missão Seabed Mining And Resilience To EXperimental impact (SMARTEX) do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido enviou um veículo operado remotamente (ROV) a profundidades entre 3.500 e 5.500 metros.

Uma dos animais encontrados é um pepino-do-mar transparente apelidado de unicumber, pertencente à família Elpidiidae. O corpo da criatura é quase que totalmente transparente e é possível ver seu trato digestivo. Ele também tem uma cauda longa e incomum, provavelmente usada para nadar.

publicidade

Segundo os pesquisadores, os animais aspiram o fundo do oceano em busca de comida e são especialistas em encontrar sedimentos.

Porco-do-mar encontrado pelos pesquisadores (Imagem: SMARTEX)

A missão também identificou uma esponja-do-mar rosa e um porco-do-mar com um formato bizarro. Este último também faz parte da família Elpidiidae. Os animais apresentam uma aparência inchada e se locomovem a partir de pequenas pernas.

publicidade

Agora, os cientistas querem estudar mais estas novas criaturas. Além de entender mais sobre a vida e o comportamento destes animais, a equipe quer desenvolver estratégias para a conservação destas espécies.