Como fazer transferência online de veículos em São Paulo

Agora você já pode transferir seu veículo de maneira simples e rápida, com a Transferência Digital de Veículos (TDV); veja passo a passo.
Por Marcelo Valladão, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/06/2024 06h20
Carros em trânsito
Carros em trânsito (Imagem: /Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Agora você já pode transferir seu veículo de maneira simples e rápida com a Transferência Digital de Veículos (TDV). Você não precisa ir a lugar algum, só precisa do seu smartphone e realizar um processo de apenas 5 minutos. Esse é um avanço oferecido pelo Detran-SP para quem quer comprar ou vender seu veículo, diminuindo a burocracia.

Essa é uma solução digital que você pode utilizar pelo aplicativo do Poupatempo, mesmo fora do horário comercial, com reconhecimento biométrico da assinatura prata ou ouro do sistema Gov.Br (que também é necessário para concluir a transação).

Leia Mais:

Como transferir um veículo online pelo Poupatempo

Transferir o veículo digitalmente vai ajudar a agilizar a vida , diminuindo a burocracia (Imagem: Freepik)

Veja agora um passo a passo para você fazer a transferência do seu veículo pelo aplicativo do Poupatempo, de forma rápida e fácil:

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Baixe o App do Poupatempo

    Comprador e vendedor têm que ter uma conta no Portal Gov.Br (Ouro ou Prata) antes de iniciarem o processo. Em seguida, ambos precisarão instalar o App do Poupatempo:

  2. CRVe (documento digital) e vistoria veicular são obrigatórias!

    O veículo deve ter o CRVe (documento digital), caso ainda seja o antigo, será necessário “desmaterializar” o documento no cartório. A vistoria ainda precisa ser presencial para a validação da transação. Ela deve ser feita nos postos credenciados (confira a lista em detran.sp.gov.br), ela tem validade de 60 dias.

  3. Na tela inicial do App do Poupatempo selecione Transferência Digital de Veículo

  4. Na tela seguinte escolhas se você vai vender ou comprar o veículo

  5. Caso seja vendedor, defina na tela seguinte qual o veículo a ser vendido:

  6. O App vai conferir se todos os pré-requisitos foram atendidos

  7. Em seguida será feito o reconhecimento facial

  8. No passo seguinte, coloque os dados da pessoa que vai comprar o carro e os detalhes da venda

  9. Por fim, confirme a intenção de venda – isso vai gerar o ATPV-e

  10. Se você for o comprador, repita os passos de 1 a 4 (no passo quatro, clique em Sou Comprador), em seguida, a intenção de compra aparecerá no seu App, se estiver tudo ok, confirme:

  11. Nos passos seguintes, realize seu reconhecimento facial (como no passo 7) e em seguida confirme a intenção de compra. Depois é a confirmação do endereço, como abaixo, confirme nos dois campos:

  12. O passo seguinte é assinar digitalmente (com o App Gov.Br)

  13. Agora o Vendedor deve clicar no “envelope”, na tela do App do Poupatempo e em seguida Assinar eletronicamente para finalizar o processo.

  14. Concluindo a compra.

    O comprador então entra no App do Poupatempo, entre novamente em “Transferência de Veículo”clica em Sou Comprador (Passos 3 e 4) e paga a taxa de transferência via Pix. Confira os dados e faça o pagamento com o QR-Code gerado, ou copie o código e use o seu aplicativo bancário. O processo de validação será confirmado e o seu documento estará no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Vale lembrar que, antes de iniciar o processo de Transferência Digital Veicular,, comprador e vendedor devem concluir o processo de pagamento do veículo de forma que ninguém seja lesado, pois uma vez concluída a transferência, o veículo passa a ser do comprador.

Marcelo Valladão
Colaboração para o Olhar Digital

Marcelo Valladão é jornalista formado pela FIAM.Tem 20 anos no mercado, gosta de escrever sobre tecnologia, internet e mundo retrô. Atualmente é colaborador do Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.