Na última quinta-feira (6), a Starship fez o seu primeiro voo quase orbital totalmente bem-sucedido, com todas as etapas propostas cumpridas (e tudo foi transmitido ao vivo no Olhar Digital). Animada com os resultados, a SpaceX anunciou nesta semana que pretende construir uma nova unidade do maior foguete do mundo por dia na Starfactory.

A instalação está sendo construída na Starbase, em Boca Chica, no Texas (EUA) e a expectativa é que a Starfactory possa fabricar uma Starship todos os dias quando estiver pronta. Isso vai colocar a empresa mais próxima de seu grande objetivo de usar o foguete para chegar até a Lua e Marte.

publicidade

Leia mais:

“Temos Ships e propulsores superpesados ​​​​construídos e prontos para lançamento ou em teste para os próximos voos, com mais saindo da linha de produção à medida que a Starfactory da SpaceX continua a crescer”, disse Jessie Anderson, gerente de engenharia de fabricação de estruturas Falcon da SpaceX, em uma transmissão ao vivo. “A última fase da fábrica atualmente em construção entrará em operação neste verão”, completou.

publicidade

A empresa afirmou ainda estar trabalhando em uma nova versão da Starship, que será mais fácil de produzir e poderá ficar pronta mais rapidamente. “Agora, isso nos permitirá aumentar significativamente nossa taxa de produção à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de longo prazo de produzir uma nave por dia e sair da linha de produção em breve, a Starship Versão Dois”, disse Kate Tice, gerente de Engenharia de Sistemas de Qualidade da SpaceX.

Starship posicionada na plataforma de lançamento da Starbase pouco antes da decolagem. Crédito: SpaceX

Starship no ar

O complexo veicular de 120 metros de altura formado pelo propulsor Super Heavy e a espaçonave Starship, que dá nome ao conjunto, decolou da Starbase, instalação de lançamento da SpaceX em Boca Chica, sul do Texas.

publicidade

O propulsor Super Heavy voou por quase sete minutos, fazendo um “pouso” controlado e suave nas águas do Golfo do México, às 9h58.

Cerca de 45 minutos depois da decolagem, o segundo estágio começou a reentrar na atmosfera da Terra para um pouso suave no Oceano Índico.

publicidade

Ao final de 66 minutos, todo o procedimento foi concluído de forma satisfatória, com pouso bem-sucedido tanto do Super Heavy quanto da espaçonave Starship. A equipe responsável foi parabenizada pela SpaceX no X (antigo Twitter).