Quem utiliza a internet há muitos anos já sabe que o mundo da tecnologia está cheio de palavras esquisitas que importamos da língua inglesa. O termo “Crash”, que ganhou o verbo “crashar” em português, é mais uma dessas expressões que se popularizam com a difusão da internet. A seguir, confira explicações sobre o que a palavra significa e quais problemas ela representa para a rotina de produtividade do seu computador.

Leia mais:

publicidade

O que é “Crash” e como o esse efeito pode comprometer seu dispositivo?

pc laptop notebook códigos na tela
Reprodução: Clément Hélardot/Unsplash

O vocábulo “crash” é uma palavra que designa, de forma bastante generalista, o mal funcionamento de uma máquina. Muitas pessoas, por exemplo, podem interpretar o crash como um travamento na tela do desktop ou na operação de algumas ações (como digitar no teclado ou mover o mouse).

Esses travamentos ou “engasgos”, como também podem ser descritos, podem acontecer mediante incontáveis mudanças no sistema de hardware e software, como programas corrompidos, presença de vírus, uma peça superaquecida que afeta o bom funcionamento de toda a máquina, etc.

publicidade

Em caso de problemas com o superaquecimento, o mais indicado é desligar a máquina e esperá-la esfriar; além, é claro, de acoplar um bom sistema de resfriamento para evitar que isso aconteça novamente. Manter as peças limpas de sujeira e detritos, reiniciar o PC de vez em quando, e garantir que o antivírus funciona adequadamente são algumas maneiras de evitar crashs.

Também vale ressaltar que um computador só reproduz uma tarefa que está dentro de seu limite, e qualquer coisa além disso também pode ocasionar um crash. Como é o caso de usar um notebook de 4 GB de RAM (e sem placa de vídeo) para abrir e usar regularmente programas e jogos pesados. Então, lembre-se de não executar uma tarefa que seja demais para o sistema do seu computador.

publicidade

Os problemas podem ocorrer durante a execução de uma tarefa ou a partir do momento em que o computador é iniciado. Se você não conseguir resolver isso, é importante levar o dispositivo para uma empresa autorizada a prestar suporte.