WWDC 2024: Apple traz novidade que pode competir com WhatsApp

Após resistir por anos, a Apple cedeu e vai ter o "sucessor do SMS" como sistema padrão de troca de mensagens no iOS 18.
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 10/06/2024 15h08, atualizada em 10/06/2024 15h41
rcs
Imagem: Kafka Ibram/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple acaba de anunciar, no primeiro dia de WWDC 24 nesta segunda-feira (10), que vai passar a utilizar o protocolo de mensagens multiplataforma RCS (Rich Communication Services) no iOS 18.

Leia mais:

Desde o final do ano passado, a Apple vinha sendo pressionada a adotar o RCS, considerado o sucessor dos padrões SMS e MMS, em seus aparelhos. O novo padrão substituirá o SMS como protocolo de comunicação padrão entre dispositivos Android e iOS.

Apple WWDC 2024
WWDC 24 começou nesta segunda-feira com anúncios para o iOS 18 – Imagem: Divulgação/Apple

O anúncio foi feito na WWDC 24, mas além do fato de que o protocolo terá suporte no iOS 18, ainda não foram revelados maiores detalhes de sua inclusão no iPhone.

Atualmente, quando há troca de mensagens entre dois aparelhos de sistemas operacionais diferentes, como Android e iOS, o serviço recorre ao SMS. Isso resulta em fotos e vídeos enviados com qualidade inferior, as mensagens são encurtadas e, o mais importante, as conversas não são criptografadas de ponta a ponta como no iMessage.

O que muda com o RCS no iPhone?

  • O RCS foi desenvolvido como um substituto do SMS que possui maiores capacidades para dar aos usuários trocas de mensagens mais seguras e completas.
  • O padrão oferece indicadores de digitação e indica quando a mensagem foi lida; além de permitir enviar mensagens mais longas e oferecer suporte a imagens e vídeos de maior qualidade.
  • Tornou-se o protocolo de mensagens padrão em telefones Android nos últimos anos, mas a Apple vinha negando o suporte em seus dispositivos desde então.
  • Usuários do iPhone acabavam migrando para outros mensageiros, como o WhatsApp, que oferecem experiências mais constantes, tanto no Android quanto no iPhone. Até o anúncio desta segunda-feira, existiam tinha muitas limitações com dispositivos Android. Vamos ver como o serviço se comportará com a mudança.

Além da pressão de empresas como Samsung e Google para adotar o protocolo, outra razão que pode ter levado a Apple a finalmente ceder e abraçar o RCS é uma tentativa de agradar reguladores da União Europeia, que têm frequentemente fiscalizado se as normas de segurança do iPhone se adequam à recente Lei dos Mercados Digitais.

iMessage
A Apple resistiu à mudança, mas agora vai aposentar o SMS e adotar padrão mais moderno para mensagens – Imagem: sdx15/Shuttertstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.