Desde 1861, após a descoberta do Archaeopteryx, diversas evidências de dinossauros com penas vêm sendo reveladas. Incluindo o fato de que o maior dinossauro emplumado da história, o Yutyrannus huali, pertencia ao grupo dos Tiranoraptores – o mesmo do famoso Tiranossauro rex.

• O maior dinossauro com penas registrado até hoje é o Yutyrannus huali, do grupo dos Tiranoraptores – mesmo do Tiranossauro rex;
  • O Yutyrannusi podia alcançar cerca de 9 metros de comprimento e pesava por volta de 1.400 kg;
  • Acredita-se que os T-rex também apresentavam uma fina camada de penas quando filhotes, mas, ao atingirem a adolescência, a plumagem deixou de existir;
  • Isso porque, com um maior volume corporal, a espécie não precisava mais das penas para se manter aquecida;
  • Com informações do IFLScience.
Ilustração do Yutyrannus huali. (Imagem: Tomopteryx/Wikimedia Commons)

O Y. huali possuía cerca de 9 metros de comprimento e pesava, aproximadamente, 1.400 kg. Um fóssil descoberto em 2012 garantiu à espécie o título de maior dinossauro com penas – que, até então, pertencia ao Beipiaosaurus, da família dos terizinossauros, cujo comprimento atingia cerca de 2,2 metros.

Tiranossauro rex tinha penas?

Com o Yutyrannus tendo vivido no início do período Cretáceo, os cientistas acreditam que as penas – até então características na família dos tiranossauros – tenham deixado de existir a partir do T-rex. A hipótese é de que os filhotes da espécie apresentavam uma camada de penas, mas, no pico da adolescência, a plumagem foi reduzida a pequenas manchas.

t-rex
T-rex pode ter marcado o fim das penas nos Tiranoraptores. (Imagem: Ana Luiza Figueiredo via DALL-E/Olhar Digital)

A explicação por trás dessa possibilidade é que o crescimento do T-rex lhe garantia volume corporal suficiente para se manter aquecido, fazendo com que a cobertura extra de penas fosse simplesmente desnecessária e, com o tempo, deixasse de existir completamente.

Em outras palavras, o gigantismo dos dinossauros não era compatível com a camada de penas. Em espécies menores, entretanto, além de atuarem como um mecanismo de termorregulação, a plumagem também servia como mecanismo de defesa, como mostrou um estudo do qual falamos anteriormente nesta outra matéria.