Conforme noticiado pelo Olhar Digital, na última semana, aconteceu o lançamento do quarto voo de teste do megafoguete Starship, da SpaceX.

Com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital, foi possível ver o primeiro estágio do veículo, o propulsor Super Heavy, fazendo um pouso controlado e suave nas águas do Golfo do México poucos minutos depois – no entanto, a nossa visão, na ocasião, ficou restrita à câmera de bordo do foguete. 

publicidade
O propulsor Super Heavy do megafoguete Starship da SpaceX voltando à Terra para um mergulho no oceano logo após o lançamento em 6 de junho de 2024. Crédito: SpaceX via X

Durante o fim de semana, a empresa divulgou no X (antigo Twitter) um vídeo mostrando a perspectiva externa do processo.

Relembre o quarto voo de teste da Starship

O complexo veicular de 120 metros de altura formado pelo propulsor Super Heavy e a espaçonave Starship, que dá nome ao conjunto, decolou na quinta-feira (6) da Starbase, instalação de lançamento da SpaceX em Boca Chica, sul do Texas, às 9h50 da manhã (pelo horário de Brasília).

publicidade

O plano de voo previa que ambos os estágios se dirigissem de volta à Terra para pousos oceânicos. Enquanto o propulsor Super Heavy era esperado para cair no Golfo do México, a nave Starship tinha como alvo o Oceano Índico. Ambos conseguiram atingir os respectivos marcos.

Lançamento do quarto voo de teste do foguete Starship, da SpaceX, em 6 de junho de 2024. Crédito: SpaceX

O primeiro estágio do foguete é alimentado por 33 motores Raptor, e o estágio superior Starship por seis. Segundo a SpaceX, o veículo foi projetado para ser totalmente reutilizável e voar para destinos como a Lua, Marte ou além. 

publicidade

Leia mais:

Megafoguete da SpaceX se supera a cada voo de teste

Ao longo dos últimos 14 meses, foram realizados dois testes no ano passado e dois neste. O desempenho do foguete melhorou em cada um desses voos. No primeiro, por exemplo, os dois estágios não se separaram como planejado, e a SpaceX detonou o veículo no ar cerca de quatro minutos após o lançamento.

publicidade

A separação de etapas ocorreu no voo nº 2, mas não se concluiu perfeitamente, terminando apenas oito minutos depois. O terceiro voo durou quase 50 minutos, mas nem o propulsor Super Heavy nem a nave Starship chegaram às zonas de mergulho planejadas, com ambos se separando ao voltar para a Terra.

Combinando registros obtidos por um drone com as imagens capturadas pelas câmeras a bordo do Super Heavy, o vídeo mostra o rugido dos motores Raptor do propulsor enquanto eles disparam em uma queima de pouso logo acima das ondas.

Pelo que se vê no vídeo, acredita-se que o Super Heavy saiu quase ileso fisicamente ao fim do processo, o que você não poderia dizer sobre o Starship. O estágio superior foi muito mais alto, mais rápido e mais longe do que o outro, então teve uma reentrada mais ardente e complexa. Ele perdeu muitas telhas de escudo térmico, por exemplo, e uma de suas abas quase queimou devido ao aquecimento por atrito, mas conseguiu se manter firme até atingir a água.